domingo, 20 de novembro de 2016

Canal Futura vem a Santa Cruz do Capibaribe apresentar projeto realizado com crianças da cidade

Nesta quarta e quinta-feira (16 e 17) uma equipe do canal de televisão Futura, da Fundação Roberto Marinho, esteve em Santa Cruz do Capibaribe para apresentação do resultado do projeto educativo “Pedra, Papel e Tesoura”, desenvolvido no município em 2015.

Além da Capital da Confecção, o projeto foi realizado em Santa Cruz (RN) e Conceição do Cuité (BA). O desenvolvimento aconteceu através de oficinas temáticas sobre erradicação do trabalho infantil com alunos da rede pública de ensino. As escolas municipais Professora Maria Lucina Gonçalves, Lindalva Aragão de Lira, Professora Lucinalva Santos Aragão de Souza, Professora Sevy Ferreira Barros e Ivone Gonçalves de Araújo foram as participantes de Santa Cruz do Capibaribe.

No dia 16, na Praça CEU, foi apresentado aos alunos, diretores, professores, secretários municipais e parceiros do projeto o kit “Pedra, Papel e Tesoura”, que contém um DVD com animações, spots para rádio e um gibi. O material teve desenhos e roteiros produzidos pelos estudantes e montagem do Futura.

O aluno do 9° ano da Escola Municipal Lucinalva Santos Aragão, Daniel Santos, contou da felicidade em ter sua história selecionada para virar animação no kit do projeto e ser divulgada para todo o Brasil e para o mundo através das telas do Futura. “Foi muito legal, aprendi a desenhar e fiquei muito feliz em saber que todo mundo vai ver minha história”, disse o estudante, desenhista e roteirista da animação “O Poeta Lenhador”.


O segundo dia de atividades foi realizado na Secretaria de Educação, onde uma formação foi oferecida a 40 professores, que discutiram acerca do enfrentamento ao trabalho infantil e aprenderam as melhores formas de utilizar o kit em sala de aula.

A representante do canal, Maria Correia, falou sobre o desenvolvimento do projeto e a mensagem que o mesmo passa para a sociedade. “Nas oficinas foi discutido esse assunto e pensado com as crianças em como passar uma mensagem que possibilitasse uma reflexão sobre erradicação do trabalho infantil. Essas crianças nunca tinham pensado em fazer um trabalho assim e o resultado foi tão lindo. Santa Cruz do Capibaribe tem uma riqueza enorme que são essas crianças, eles têm muito pra dizer e ensinar, se a gente se abrir pra ouvi-los muita coisa pode melhorar”, pontuou Maria.

“A gestão sempre se preocupou com a questão do trabalho infantil e vimos na parceria com a TV Futura uma forma de difundir essa nossa preocupação com toda a comunidade escolar através do projeto. É importante salientar que os kits produzidos por nossos alunos serão distribuídos em escolas de todo o país e exibidos na grade de programação do canal Futura”, destacou o secretário de Educação, Joselito Pedro.

A realização do “Pedra, Papel e Tesoura” em Santa Cruz do Capibaribe teve o apoio da Prefeitura, FEPETIPE (Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco) e CENDHEC (Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social). Aqueles que quiserem assistir às animações produzidas no projeto podem acessar as telas do Futura através do YouTube e do aplicativo Futura Play. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário