quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dia Municipal de Combate ao Diabetes tem sua 4ª edição na Capital da Moda

Imagem: Bruno Muniz
Vacinação, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, palestras, ginástica laboral, café da manhã, distribuição de brindes, depoimentos, emissão de cartão do SUS e algumas surpresas irão compor a programação da quarta edição do Dia do Azul – Dia Municipal de Combate ao Diabetes na manhã da sexta-feira, 18 de novembro.

O projeto é resultado do esforço do vereador e primeiro-secretario da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Ronaldo Pacas (PR), e vai ocorrer no prédio do Poder Legislativo Municipal com o apoio da Secretária Municipal de Saúde.

Com o objetivo de atender o diabético e o cidadão que busca a informação adequada para evitar a doença, o evento é fruto da Lei Municipal Nº 2.246/2013 e já beneficiou centenas de pessoas. 

Foram 136 contemplados na primeira edição em 2012, em 2014 foram 200 pessoas atendidas e ano passado o número subiu para 220. A meta é ampliar esse número na edição de 2016.

As palestras ficarão por conta da psicóloga Karina Barros, da biomédica Patrícia Braga e da nutricionista Carla Costa, que por sinal elaborou um cardápio propício para o evento. Na pauta ainda acontece uma abordagem bem positiva de como se movimentar com o profissional de educação física Anderson Chagas. 

Para o idealizador do projeto, fazer acontecer uma ação desse tipo é algo mais que natural. ´´É minha obrigação enquanto representante do povo buscar a oferta de alternativas de acesso ao serviço público de saúde``, disse ele. Que completou abordando o considerável número de serviços que irão ser disponibilizados no local, ´´em uma manhã apenas o cidadão consegue emitir seus cartão do SUS, vacinar, checar a pressão arterial, conferir a taxa de glicemia, fazer exercícios e ouvir muitas informações úteis``.

O evento começa às 8h e a Câmara de Vereadores fica localizada na Rua Manoel Rufino de Melo, N°100, Centro de Santa Cruz do Capibaribe. 

O AZUL - O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007 e a International Diabetes Federation (IDF) lançou, em 2007, a ideia de iluminar de azul monumentos espalhados no mundo todo. Desde então  o azul tem simbolizado essa luta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário