segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PF prende vereador e gerente do INSS por fraude

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, hoje, uma ação para desarticular uma organização criminosa apontada como responsável por fraudes em aposentadorias rurais. Os agentes cumpriram dois mandados de prisão, quatro de condução coercitiva (quando o suspeito é levado para prestar depoimento), além de seis de busca e apreensão. Foram presos um vereador do Cabo de Santo Agostinho, que é candidato à reeleição, e o gerente da agência do INSS de São Lourenço da Mata. As duas cidades ficam no Grande Recife.

O prejuízo mensal estimado é de R$ 632 mil. O dinheiro seria usado para a manutenção desses benefícios irregulares. O rombo total nos cofres públicos chegaria, de acordo com a PF, a R$ 11 milhões.

A “Operação Manager” foi desencadeada a partir da constatação de ação ilegal com a utilização de moradores do Cabo e participação de integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Eles conseguiam obter aposentadorias na agência do INSS de São Lourenço da Mata. As prisões aconteceram em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

Os agentes conduziram coercitivamente para prestar depoimento na sede da PF, no Centro da capital pernambucana, três pessoas que residem no Cabo e uma em Jaboatão. As buscas ocorreram no Cabo, no Recife, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço.

As investigações começaram no ano passado, quando foi descoberto um grande esquema de concessão irregular de diversos benefícios previdenciários a pessoas residentes no Cabo e arredores. Os crimes eram praticados pelo gerente do INSS de São Lourenço da Mata e pelo presidente do sindicato do Cabo, que providenciavam a documentação falsa.

Depois da autorização do benefício, as pessoas envolvidas na fraude eram ‘’convidadas’’ a obter empréstimos consignados. A maior parte do valor era repassada para os membros da organização criminosa. Essa etapa da ação fraudulenta foi executada com auxílio de um correspondente bancário.

Nas buscas, os agentes apreenderam dinheiro e documentos. Uma das ações ocorreu na casa do vereador. Os integrantes da organização podem pegar penas que chegam a 30 anos de reclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário