sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Equipe do Conselho Estadual de Saúde visita unidades de saúde pública de Santa Cruz do Capibaribe

Equipe do Conselho Estadual de Saúde - Imagem: Jairo Gomes
Uma equipe do Conselho Estadual de Saúde esteve em Santa Cruz do Capibaribe na tarde desta quinta-feira. A comitiva, formada por 6 pessoas, visitou as três unidades de saúde pública do município, o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, a UPA e o Materno Infantil.

Segundo Júlio César, coordenador do Conselho, a comissão de fiscalização veio a Santa Cruz com o intuito de averiguar denúncias feitas, além da visita cumprir com um cronograma previamente estabelecido pela entidade. “Viemos não apenas a Santa Cruz, mas sim a várias outras cidades, mas aqui em especial, viemos averiguar denúncias que chegaram às nossas mãos”, disse ele, que seguiu, “onde há verba pública, onde há SUS é autonomia do Conselho averiguar e fiscalizar, além de deliberar junto aos Conselhos municipais de saúde e junto também a sociedade, que muitas vezes é a mais carente das informações necessárias”.

Após visitar a UPA Júlio César fez um balanço das fiscalizações feitas. “A UPA está em perfeito estado, uma estrutura maravilhosa, mas que não deixa de ter pequenos detalhes a serem ajustados. Todo município tem suas irregularidades, não há aquele que não tenha. Nossa função é apurar o que há de errado e buscar a soluções para as deficiências. Conversamos com gestores das unidades, desta unidade para apontar onde devem haver melhorias e avisamos que em breve voltaremos, neste caso provavelmente dentro de 45 dias, após a eleição”.

Em entrevista ao Blog do Ney Lima, Gilcélia Santos, diretora administrativa do Hospital Municipal falou sobre a visita da equipe do Conselho Estadual de Saúde.  “A fiscalização de rotina foi feita pelos conselheiros onde, se supostamente eles acharam ou se viram alguma coisa errada, não somos comunicados. Se viu ou se teve, eles nos mandam uma notificação, mas até o momento em que eu estava com eles acompanhando, nos dois hospitais (a fiscalização também foi realizada no Materno Infantil), foi tudo tranquilo, apenas deram algumas orientações a serem seguidas”, falou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário