terça-feira, 4 de outubro de 2016

Mais 4 - Edson Vieira é reeleito prefeito de Santa Cruz do Capibaribe

O atual prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson de Sousa Vieira (PSDB), foi reeleito neste domingo com 22.879 votos, o que representa 50,76% dos votos válidos. Edson foi eleito, ao lado do vereador Dida de Nan, seu vice-prefeito, em uma coligação composta por 16 partidos, e uma palanque de peso, composto por um significativo número de candidatos a vereador e demais lideranças políticas. A campanha do prefeito reeleito tinha como mote o lema, “Mais conquistas, mais avanços”.

O vereador Fernando Aragão, principal opositor de Edson Vieira, ficou em segundo lugar, contabilizando 21.965 votos, o que representa 48,73% dos votos válidos. O mesmo levou para as ruas o tema, “Muda Santa Cruz”, endossado pela alusão ao termo “mãos limpas”, como sinônimo de honestidade. O mesmo contava com um número inferior de partidos, tal como, candidatos a vereador e demais apoios, a exemplo do ex-prefeito José Augusto Maia. O candidato a vice-prefeito de Fernando Aragão era o empresário Cleiton Barboza.

O candidato pelo PSOL, Rodolfo Aragão, obteve 229 votos, o que corresponde a 0,51% dos votos válidos. Rodolfo contava com apenas um candidato a vereador e o seu candidato a vice-prefeito era o jovem Allisson Oliveira. Já o candidato Clodoaldo Barros, que teve sua candidatura indeferida devido irregularidades no registro, ainda obteve 23 votos, o que significa cerca de 0,05% dos votos válidos.

Compareceram para votar no total, 48.425 eleitores, que representam 92,69% do eleitorado santa-cruzense, portanto, se abstiveram da votação 3.819 eleitores, que corresponde a 7,31% dos eleitores. No total foram 45.073 votos válidos, ou seja, que votaram em um dos candidatos, sem optar por votar Branco ou Nulo, esse número corresponde a 93,07% dos votos válidos. Os que optaram por votar em Branco, foram 1.131 (2,34%), os que anularam o voto foram 2.223 (4,59%).

Tranquilidade - A votação deste domingo foi tranquila, havendo princípios de maior tumulto apenas no momento em que os principais candidatos foram votar, porém, a polícia conteve os ânimos e tentou afastar a aglomeração de populares em frente à Escola Ivone Gonçalves (antigo Cenecista), onde votaram Edson Vieira e Fernando Aragão.

Foi por volta da 15h30, que Fernando Aragão se dirigiu, acompanhado de alguns militantes ao ponto de votação. Já o prefeito Edson Vieira chegou por volta das 16h30 minutos na Escola Ivone, também acompanhado por correligionários, onde votou e foi aplaudido ao sair da escola.

Apuração - Foi por volta das 17h da tarde deste domingo, 2 de outubro, que os primeiros resultados das urnas começaram a ser anunciados. Diversos aplicativos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral contribuíram para a agilidade na divulgação dos números. Por volta das 17h30min as perspectivas já davam conta da vitória do prefeito Edson Vieira, com uma modesta frente, em relação aos números apresentados por algumas pesquisas realizadas por Institutos na cidade durante o pleito.

Comemoração - As 18h o grupo do prefeito reeleito já invadia a ruas da cidade em comemoração ao resultado. Por volta das 21h da noite, o prefeito reeleito foi recebido pela população na entrada da cidade com direito a bandas que cantaram e tocaram sucessos da campanha e um trio elétrico.

Após fazerem um percurso até a Avenida 29 de Dezembro, Edson Vieira agradeceu o apoio recebido e afirmou que dará continuidade ao trabalho que tem feito em prol da população. Além disso, o gestor destacou o número de vereadores eleitos em seu palanque, que contribuirão com o seu projeto. Foram eleitos 10 vereadores da base governista, das 17 cadeiras na Câmara. Vale salientar, que esse número pode sofrer modificações, já que os votos do candidato a vereador Toinho do Pará não foram contabilizados por está com sua candidatura indeferida com recurso. 

Com informações do Blog Direto ao Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário