domingo, 2 de outubro de 2016

Em Pernambuco, 6,5 milhões de eleitores vão às urnas

Após um mês e meio de campanha relâmpago, o ápice do processo eleitoral será consumado neste domingo (2), quando 6,5 milhões de eleitores pernambucanos irão às urnas - das 8h às 17h - para escolher os futuros prefeitos e vereadores nas 184 cidades do Estado. Ao todo, serão 3,7 milhões de eleitores que votarão pelo sistema biométrico e outros 2,7 milhões pelo modelo antigo, nas mais de 21 mil urnas espalhadas por Pernambuco.

No Recife, para receber os 1.119,27 milhão de eleitores, serão disponibilizadas mais de 3.6 mil urnas eletrônicas, 3.286 deixadas nas seções de votação, 303 de contingência, além de 11 exclusivas para justificativa. Nas demais zonas eleitorais do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou 16.155 urnas, sendo 1.528 de contingência e dez exclusivas para justificação de votos.

Para o pleito majoritário deste ano foram registrados pelo Tribunal 16.567 candidatos. Somente quatro cidades- Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru, que possuem mais de 200 mil eleitores - poderão ter segundo turno. Nas demais, as eleições se encerram neste domingo.

A sede maior por uma vaga em cargos públicos, naturalmente, está para os cargos proporcionais. Aproximadamente 463 mil pleiteantes, por todo o Estado, colocarão os seus nomes à disposição para uma vaga às câmaras municipais.

Gênero - A voracidade para a disputa em Pernambuco, no entanto, mostra uma desproporcionalidade entre gêneros. Apesar das mulheres representarem 52% do eleitorado, são minoria em candidaturas: apenas 32%. Já o eleitorado masculino representa 48%, mas tem 68% das candidaturas.

Normalidade - Segundo o assessor da corregedoria do TRE, Henrique Melo, até o momento, tudo tem transcorrido na normalidade. "Nossa expectativa é que no dia da votação continue assim". Questionado se a onda de violência registrada nos últimos dias não preocupa o TRE, informou estar tranquilo e que todas as medidas de segurança foram adotadas, juntamente com o Estado, para evitar tumulto.  As primeiras urnas devem ser abertas a partir das 17h20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário