quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Alunos do Ensino Fundamental vivenciam projeto literário que fortalece o elo entre escola e família

Encantar e motivar o aluno através do hábito de leitura, bem como promover uma aproximação entre escola e família, são alguns dos objetivos propostos pelo projeto de leitura: “Maleta Viajante“, vivenciado pela turma do 1º ano A, da Escola Dinâmica.

O projeto desenvolvido sob a coordenação da professora Sandrely Ramos, estimula a leitura de tal forma que seja algo prazeroso e não obrigatório, aguçando o imaginário e ampliando o vocabulário da criançada.  

Dessa forma, as atividades promovidas não se restringem apenas ao âmbito escolar, o envolvimento dos pais em todo o processo se torna algo essencial, uma vez que os alunos levam a “Maleta viajante” para casa, onde os familiares são convidados a realizar a leitura de um livro escolhido pelo aluno, responder as atividades da apostila e escolher a melhor forma de apresentar a obra literária para a professora e os colegas.

A respeito das experiências vivenciadas no desenvolvimento do projeto, Maria do Socorro, mãe da pequena Sarah Marcela, afirma: “Foi muito importante, pois devemos sempre resgatar nas crianças o hábito para a leitura. Passa um filme em nossa mente, desde o momento dos primeiros rabiscos até agora vendo-a lendo frases e textos comigo. É emocionante!”.

A iniciativa vem se concretizando de maneira bastante satisfatória, o desejo pela magia que só o livro tem é cada vez mais perceptível, ouvir e ler histórias até o fim já não é mais uma obrigação e sim sinônimo de encantamento, onde a vontade de mergulhar no mundo da imaginação acaba falando mais alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário