segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Projeto Doe Vida mobiliza santacruzenses para doação voluntária de sangue


Outras iniciativas de saúde e cidadania serão desenvolvidas pelos vereadores da bancada Verde ao longo desta legislatura

“Sua doação pode salvar até quatro vidas”. Foi com este convite que o projeto Doe Vida mobilizou mais de 20 santacruzenses na tarde da última sexta-feira (30) para doar sangue, de forma voluntária, no Hemocentro Regional, em Caruaru, agreste de Pernambuco.

Idealizado pelo vereador Emanoel Ramos (PSD), líder da bancada Mudança e Trabalho na Câmara, o projeto disponibilizou o transporte e articulou com o Hemocentro Caruaru a dinâmica de doação, considerando as medidas de convivência com a Covid-19. “Ao conversar com os profissionais de saúde é que entendemos a real necessidade que os hemocentros se encontram. A doação foi rápida, bem mais fácil do que eu pensava e ainda sai com o meu coração cheio de gratidão por ajudar o próximo,” contou o legislador.

Uma das consequências da pandemia foi a queda nos índices de doação voluntária de sangue, como contou o diretor do Hemocentro, Dr. José Neves, ao receber a caravana de Santa Cruz. “A pandemia diminuiu bastante as doações, infelizmente nosso hemocentro se encontra em um estado crítico. Agradeço a vocês por este gesto e peço-lhes que motivem outras pessoas a nos ajudar a salvar mais vidas,” pontuou o diretor.

De acordo com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), as doações individuais podem ajudar até quatro pessoas, porque cada doação de sangue pode dar origem a um concentrado de hemácias, um plasma, uma plaqueta e um crioprecipitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário