quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Coluna do Blog Fala PE desta quinta – Filiação de Miguel ao DEM movimenta formação dos palanques de governo e oposição


O anúncio da filiação ao DEM do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, movimentou, ontem, o debate sucessório no bloco oposicionista e também no lado governista. Aliados do petrolinense e pré-candidatos ao Palácio como ele, os gestores Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes) e Raquel Lyra (Caruaru) já marcaram um encontro na Capital do Forró, amanhã, para avaliar como fica o cenário após o fato político noticiado nessa quarta-feira.

Apresentado com toda pompa e circunstância pelos presidentes nacional e estadual do partido, ACM Neto e Mendonça Filho, respectivamente, o filho do senador Fernando Bezerra Coelho só não será candidato a governador se o pai fechar a volta do grupo à Frente Popular. Nesse cenário, que enfrenta enorme resistência entre os governistas, sobretudo do PSB e do PT, o próprio FBC concorreria à reeleição na chapa encabeçada por um nome dos socialistas, com um petista na vice.

Como a rejeição ao grupo dos Coelhos é muito grande dentro Frente Popular, em decorrência da proximidade do clã com o presidente Jair Bolsonaro, o ingresso de Miguel no DEM pode ser lido como um ultimato aos líderes governistas. Por isso, o movimento também mexe na formação do palanque da situação. Não há como negar que o ingresso de Miguel no DEM praticamente sela sua candidatura ao Palácio do Campo das Princesas no ano que vem.

Diante da ofensiva do prefeito de Petrolina, que parece não querer esperar muito o processo natural do jogo político, cabe, agora, a Anderson e a Raquel darem uma resposta, antes que o petrolinense ganhe corpo e se consolide como a principal força do bloco para governador, forçando seus dois concorrentes internos a apoiá-lo na sua empreitada. O tempo corre e Miguel não está de brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário