terça-feira, 31 de agosto de 2021

Laboratório do SENAI-PE conquista acreditação da CGCRE/Inmetro


O Laboratório de Ensaios Tecnológicos de Materiais da Construção Civil (LETMACC) do SENAI-PE conquistou, no último mês de julho, a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE/Inmetro). Com esse resultado, o LETMACC se consagra como único laboratório da Rede SENAI no Norte e Nordeste a ser acreditado na realização de ensaios em telhas e blocos cerâmicos, argamassa colante, peças de concreto para pavimentação e resistência de corpo de prova cilíndrico de concreto.

A acreditação é uma forma de atestar que o laboratório obedece às normas técnicas específicas para a realização de ensaios em cada tipo de material. O laboratório acreditado possui equipe que é monitorada, supervisionada e constantemente treinada, emprega equipamentos calibrados na Rede Brasileira de Calibração (RBC) e segue as premissas da NBR ISO/IEC 17.025, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina os requisitos gerais para laboratórios de ensaios e calibração. Vinculado ao Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais e Processos Produtivos, o LETMACC foi acreditado após ser submetido a uma auditoria, no último mês de abril, e habilita-se para o atendimento de consultorias metrológicas do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) da cerâmica vermelha.

“Diversos requisitos são avaliados pelo Inmetro, inclusive a competência dos profissionais que atuam no laboratório e o controle metrológico dos equipamentos. Tudo isso promove mais qualidade, segurança e confiança aos serviços que prestamos. Hoje, todo nosso escopo de ensaios oferecidos à Construção Civil é acreditado”, afirmou o diretor Industrial do SENAI-PE, Oziel Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário