segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Eventos-teste autorizados e novos avanços no Plano de Convivência


A partir desta segunda-feira, eventos-teste de até 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, poderão ser solicitados à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Além disso, também estão autorizados avanços no Plano de Convivência com a Covid-19, como o aumento da capacidade de carga de eventos corporativos para 500 pessoas ou 80% da capacidade do local.

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, os eventos servirão de teste para os protocolos do selo Passe Seguro PE. O Governo do Estado irá avaliar e autorizar ou não a realização, de acordo com as solicitações dos produtores. Os eventos poderão ter até sete horas de duração e deverão ser encerrados até meia-noite.

“Todas as medidas de flexibilização estimulam as pessoas a se vacinarem. Só assim conseguiremos continuar flexibilizando novas atividades. Em diálogo com o setor, resolvemos realizar eventos-teste em setembro, como forma de testar a aplicação dos protocolos sanitários e os aplicativos. É uma forma do governo estimular a vacinação”, disse Ana Paula.

Regras devem ser respeitadas - Do total de ingressos colocados à venda, 80% deverão ser destinados para pessoas com segunda dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou uma dose, no caso de vacina de dose única.

Os demais 20% serão para pessoas com primeira dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. O público deverá ainda realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, de responsabilidade da produção/organização.

Ainda dentro do protocolo, o público deverá permanecer sentado e o uso da máscara permanece obrigatório, com exceção do consumo de comidas ou bebidas. “Produtores e organizadores devem encaminhar os seus pedidos para o governo para receber aval da Secretaria de Saúde e do Procon. A partir daí, poderemos avançar nos meses seguintes, com base nos resultados desses primeiros eventos, para ampliar a capacidade de carga”, destacou a secretária-executiva.

Plano de Convivência também avança - Entre os destaques dos novos avanços do Plano, está o aumento da capacidade de carga de eventos corporativos, colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico, para 500 pessoas ou 80% da capacidade do local. Para os eventos que tenham mais de 300 pessoas, será preciso o controle seguro de esquema vacinal.

Já os eventos sociais, terão capacidade aumentada para 300 pessoas, funcionando em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A partir de 100 pessoas, é necessário o controle de esquema vacinal.

Nos eventos sociais e nos bares e restaurantes, segue proibida a pista de dança e a permanência de pessoas em pé.

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário