sexta-feira, 13 de agosto de 2021

O Agreste Setentrional em debate - Secretário de Turismo de Taquaritinga do Norte participa de evento promovido pelo Sebrae e ALEPE

O ‘Fala Pernambuco’, projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em parceria com o Sebrae-PE, ouviu nesta quarta-feira (11) as demandas de gestores públicos e representantes dos setores produtivos da região do Agreste Setentrional.

A conclusão de obras viárias e a garantia de abastecimento regular de água foram as principais queixas dos participantes, que solicitaram, ainda, a finalização da duplicação de rodovias estaduais e um investimento maior no turismo regional.

Em sua 5ª edição, realizada nesta quarta, o “Fala Pernambuco” também discutiu a necessidade de qualificação profissional e geração de novas linhas de crédito, além de mais incentivo ao Polo de Confecções.

O secretário de Turismo de Taquaritinga do Norte, Léo Lima, também marcou presença no ‘Fala Pernambuco’, ele representou o setor turístico de toda a região e pôde levar as demandas que mais afligem os moradores do Agreste Setentrional. Léo pediu a aprovação do projeto de Lei 2237/2021, que cria a política Estadual de Incentivo ao Turismo Rural. 

“Precisamos melhorar a acessibilidade. As estradas locais necessitam de requalificação e é precária a sinalização turística. É preciso investir nisso”, disse ele, que seguiu, “Um documento será entregue ao governador, deixando claro aquilo que precisamos e queremos para impulsionar ainda mais nossa economia. Temos a esperança de que com mais esse pedido ele se sensibilize e nos atenda o quanto antes”.

Já o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), que mediou o debate desde a sua primeira edição, garantiu que todas as demandas serão encaminhadas às autoridades competentes, em especial às responsáveis pela infraestrutura viária e hídrica.

O deputado adiantou que a intenção é que, ao final do ciclo de escutas do ‘Fala Pernambuco, o conjunto de propostas seja entregue oficialmente ao governo do Estado. De acordo com Eriberto Medeiros, o foco do projeto é fortalecer a cadeia produtiva de Pernambuco e servir como ponte para que os problemas solucionados.

Para o superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya, o fortalecimento dos municípios passa pelos pequenos negócios. “O problema é que a legislação municipal não acompanha o surgimento desses empreendedores e o ambiente se tornou desfavorável”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário