segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Governadores debatem defesa da democracia e do meio ambiente em Fórum Nacional



Na manhã desta segunda-feira (23), teve o nono Fórum Nacional de Governadores aconteu no salão nobre do Palácio do Buriti. Na pauta do encontro, a defesa da democracia em meio aos embates entre os poderes e as declarações do presidente Jair Bolsonaro contra o STF, o TSE e as urnas eletrônicas.

O governador Paulo Câmara participa virtualmente do encontro, assim como outros 21 governadores. Presencialmente, apenas o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e seu vice, Paco Britto; Wellington Dias (PI) e Marcos Rocha (RO).

Além dos governadores, foram convidados para a reunião do Fórum o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski; o presidente do Conselho Nacional de Política Fazendária, Rafael Fonteles; e os secretários de Economia, de Meio Ambiente e de Comunicação do DF, André Clemente, Sarney Filho e Wellington Moraes, respectivamente.

Insubordinação da PM - Em reunião do Fórum dos Governadores, o tucano João Doria (PSDB) alertou seus colegas sobre o risco de infiltração bolsonarista nas polícias estaduais. "Creiam, isso pode acontecer no seu estado. Aqui nós temos a inteligência da Polícia Civil, que indica claramente o crescimento desse movimento autoritário para criar limitações e restrições, com empareda mento de governadores e prefeitos", afirmou.

A indisciplina de polícias é um dos maiores temores de governadores, que já viram Bolsonaro dar apoio a amotinados na PM do Ceará e policiais atacarem sem ordem manifestantes contrários ao presidente em Recife.

Outros temas - Também estão na pauta da reunião do Fórum dos governadores a reforma tributária, meio ambiente e sustentabilidade. Para este último tópico, existe a proposta de criação de nove projetos para as cinco regiões do Brasil, com o objetivo da proteção dos principais biomas e ampliação das áreas de proteção.

Os governadores também discutirão da necessidade de integração entre o poder central, estados e municípios para enfrentamento à pandemia de coronavírus, com ações preventivas à variante delta, presente em quase todas as unidades federativas.

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário