quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Da Folha Política - Construção nacional de PDT e DEM, em PE, passa por chapa com Miguel Coelho


Uma aproximação mais intensa entre o DEM e o PDT vem se cristalizando desde 2020. Os presidentes nacionais das duas siglas, ACM Neto e Carlos Lupi, respectivamente, vêm trocando acenos públicos e emitindo recados na direção de uma construção mais ampla que mira 2022. O detalhe é que o "romance", já consolidado na Bahia, pode acabar se reproduzindo também em Pernambuco. Ontem, um encontro entre o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, líder da bancada federal da legenda, sinaliza para a viabilidade de uma estratégia em curso nesse sentido. 

Os dois foram à mesa na liderança do PDT, em Brasília, e a conversa se dá às vésperas de uma travessia do gestor para o DEM. Nos bastidores, lideranças da oposição e do governo já vêm dando como certa a migração do emebista, que trabalha para ser candidato ao Governo do Estado. Os entendimentos estão sendo ultimados para que ele se filie ao DEM, que tem como liderança maior no Estado, o ex-governador Mendonça Filho. Mendonça tem relação estreita com ACM Neto e, no Democratas, não se descarta que o partido possa encabeçar palanques para o presidenciável Ciro Gomes em alguns estados.

Além da Bahia e de Pernambuco, há diálogo também no Ceará. Ainda em 2020, ao formalizar o nome de Ana Paula Matos, do PDT, na vice do, então, prefeiturável Bruno Reis, ACM Neto avisou que a aliança em Salvador era “um recado para o Brasil”. Carlos Lupi, na ocasião, chegou a dizer que o PDT também queria “namorar o DEM”. Os pedetistas, com a memória ainda fresca de 2018, quando foram largados no altar pelo PSB, trabalham para não ficarem refém do PT agora. 

É nesse cenário que uma travessia de Miguel Coelho do MDB para o DEM pode sacramentar o projeto dele de concorrer ao Palácio das Princesas. Como a coluna cantara a pedra, ainda em março, momento em que uma reconstrução entre PSB e PT não tinha contornos tão nítidos, uma articulação que unisse PDT e DEM em Pernambuco já era levada em consideração nas coxias. Ali, o Estado já estava no radar na lógica do PDT de atrair o Democratas, tendo um ingresso de Miguel no DEM como hipótese, que, agora, está praticamente consolidada.

Filiação prevista para dia 25 - A filiação do prefeito Miguel Coelho ao DEM deve ocorrer no próximo dia 25 de setembro. Lideranças que acompanham as movimentações lembram que a data coincide com o número do Democratas. Miguel não deve se filiar só, mas leva junto seu pai, o senador Fernando Bezerra, líder do governo no Senado. Ao partido, já são filiados Fernando Filho e Antônio Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário