quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Pernambuco anuncia vacinação para quem vai estudar, trabalhar ou fazer tratamento no exterior



O Governo de Pernambuco publicou, na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial do Estado, uma resolução que pactua a vacinação contra a Covid-19 para estudantes, pesquisadores, pessoas que fazem tratamento de saúde com indicação médica e pessoas que trabalham em outros países.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a imunização é para pessoas desses grupos que precisam se deslocar para outros países que exigem vacinação para a entrada de estrangeiros em seus territórios.

A liberação para vacinação dessas pessoas foi acertada em reunião com gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Para a imunização, a pessoa deve ter, obrigatoriamente, viagem marcada para o segundo semestre de 2021.

De acordo com a SES-PE, estão inclusos no grupo estudantes e pesquisadores vinculados a instituições de ensino que realizarão intercâmbio acadêmico em outros países; pessoas que necessitem realizar tratamento de saúde com indicação médica em outros países; pessoas, por ocasião de convocação ou transferência de localidade de trabalho em outros países.

A pasta lembra ainda que a orientação da CIB vale para estudantes maiores de 18 anos, assim como para os demais grupos. A vacinação contra o coronavírus de adolescentes em Pernambuco deve ter início no próximo mês, conforme anunciou na semana passada o secretário estadual de Saúde, André Longo.

"É importante destacar que, em todas as especificidades citadas, a pessoa deve apresentar comprovação expressa da necessidade da imunização em declaração emitida pela outra parte, seja a instituição de ensino, para estudantes e pesquisadores, o empregador (empresa), para demais trabalhadores, e o serviço de saúde ou o médico que acompanha o paciente, em casos de necessidade médica", alertou a SES-PE, em comunicado oficial.

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário