sábado, 23 de abril de 2016

Campanha de Vacinação contra a gripe é iniciada em Santa Cruz do Capibaribe

Começou nesta terça-feira, dia 20 e vai até o próximo dia 20 de Maio a campanha de vacinação contra o vírus H1N1, em Santa Cruz do Capibaribe. As doses estão disponíveis a população nos Postos de Saúde da Família e na AME Infantil, de segunda a sexta-feira das 8 da manhã à uma da tarde.

Segundo Nara Saraiva, Coordenadora de Vigilância de Saúde do município, o público alvo da campanha é: crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes, mulheres no período até 45 dias após o parto, trabalhadores da Saúde, pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis como as respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, transplantados, entre outras.

Segundo Nara, que foi entrevistada no programa ‘Espaço Aberto’, na Comunidade FM, a gripe é transmitida de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos.

De acordo com Nara, para se proteger contra a gripe a população deve: cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, lavar as mãos com frequência com água e sabão, pois a pessoa pode ter tocado uma superfície que contenha saliva de uma pessoa infectada e ao levar as mãos à boca ou olhos pode se infectar, além disso, sempre que possível deve-se evitar aglomerações ou locais pouco arejados e manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário