quinta-feira, 11 de julho de 2019

Santa Cruz do Capibaribe é representada no 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

O secretário de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Nanau, participou na última semana, do 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento aconteceu em Brasília e reuniu mais de 3 mil secretários municipais de todo país.

O secretário comentou sobre sua ida à Capital Federal. “Foi muito proveitoso a nossa participação neste congresso que reuniu mais de 3 mil secretários municipais de todos os recantos do Brasil. Tivemos a oportunidade de compartilhar e adquirir experiências com o conhecimento de cada plano de trabalho de vários municípios”.

O secretário aproveitou sua ida a Brasília para estreitar os laços com os deputados federais e senadores por Pernambuco. “Aproveitei minha vinda (a Brasília) para visitar o deputado federal Fernando Filho e o senador Fernando Bezerra Coelho, que se colocaram à disposição do nosso município”, afirmou.

“Através dos dois parlamentares, tivemos a chance de saber como estava a questão dos recursos da UPA. Para o recebimento são realizados 4 estágios: cadastramento, avaliação da estrutura, ida dos documentos para o gabinete do secretário e, por fim, a liberação do empenho. Graças a Deus em breve traremos notícias aos santa-cruzenses”, pontuou o secretário.

De acordo com o secretário, um dos temas mais debatidos pelos secretários presentes foi a palestra acerca do “Fortalecimento da Saúde Básica dos Municípios do Brasil”, para Dr. Nanau, a intenção agora é colocar os planejamentos em prática relacionados ao que foi discutido neste tema.

O evento teve mais de 3 mil secretários municipais de saúde, além de trabalhadores do SUS, representantes de instituições ligadas a saúde pública e autoridades. Na oportunidade, houve a criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), que tem como função a expansão e qualificação dos serviços da área por meio da Estratégia de Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário