segunda-feira, 29 de julho de 2019

Desfile conceitual do Moda Center leva o público a pensar sobre o futuro da moda


Coleção Neogênese, assinada por Cléber Lima, impactou o público
O Estilo Moda Pernambuco vem se consolidando, a cada ano, como um projeto impulsionador da evolução da moda produzida pelos empreendedores que comercializam seus produtos no Moda Center Santa Cruz. Na quarta edição do evento, que acontece desde o dia 25 de julho, apresentou pela primeira vez sua própria coleção conceitual relacionada com o tema da edição: Moda 4.0. Concebida em parceria com o designer e consultor de moda do Senai-PE Cleber Lima, a coleção Neogênese, composta por 15 looks projetados sob os conceitos da modularidade e da customização em massa, princípios contemporâneos para a evolução do design de moda rumo à indústria 4.0, impulsionando a transformação da indústria de confecções e evoluindo-a para um modelo cada vez mais descentralizado e interoperacional.

Os looks foram compostos por três cápsulas de design, pautadas no princípio da modularidade.  A coleção combinou/ rearranjou, adaptou e inverteu elementos funcionais do guarda roupa, propondo uma evolução de suas características para que pudessem transitar por diferentes situações de uso. A concepção permitiu flexibilidade nas etapas de criação e de produção, oferecendo a possibilidade de alterar facilmente as características do produto a partir do estabelecimento de um conjunto de elementos versáteis capazes de compor diversas possibilidades de resultados.



Através da observação do guarda roupa do profissional do agora, do reconhecimento dos atributos icônicos da moda praia brasileira e da compreensão dos elementos que traduzem o vestir-se após-sol foram gerados três sistemas de composição foram pensados e apresentados para conectar a estética do guarda roupa profissional com o balneário: Pensar ao sol, com silhuetas tranquilas justapostas sobre roupas de banho tecnológicas e minimalistas; Viver ao sol, com roupas projetadas de forma purista e angulosa, temperadas por superfícies táteis e memoráveis; e Celebrar ao sol, que apresenta silhuetas avolumadas como que por uma moderada brisa de verão, adornadas sutilmente por beneficiamentos do ontem e do hoje.

As peças foram criadas a partir do resultado de enquetes com personalidades e profissionais criativos de diversas regiões do Brasil, que selecionaram alternativas em formas, cores e estampas para subsidiar a definição das características de cada cápsula. Entre os materiais usados estão linho em bases leves, algodão em bases leves, malha de poliamida com proteção UV, malha de poliamida com efeito cirré, malha de poliamida dublada e telas em poliamida.


Os processos tecnológicos utilizados no processo foram impressão 3D sobre tecido, impressão de estamparia digital sobre tecido e bordado manual sobre estamparia digital. Esse beneficiamento tecnológico foi realizado no Fashion Lab do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil‎), no Rio de Janeiro.

A galeria completa de imagens pode ser conferida no Flickr do Moda Center Santa Cruz, clicando no link a seguir: https://bit.ly/2OmzmDW

Nenhum comentário:

Postar um comentário