domingo, 14 de julho de 2019

Serviços da saúde podem parar em Santa Cruz caso a Câmara de Vereadores não aprove suplementação orçamentária, alerta secretário - "Não se brinca com a vida da população e diante do que pode acontecer existe sim o risco de percas de vidas"

O secretário de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Nanau, alertou durante o programa político A Hora do Povo, neste sábado (14), que os serviços da pasta poderão ser paralisados a partir desta segunda-feira (15), caso a Câmara de Vereadores não aprove um projeto de suplementação orçamentária apresentado pelo poder executivo desde o dia 12 de junho, que deveria tramitar em regime de urgência.

O secretário afirma que aponta que existem recursos disponíveis no governo para suprir gastos com a compra de insumos e medicamentos, peças e oficinas para o concerto de ambulâncias, entre outras despesas que seriam essenciais para o funcionamento de toda a rede municipal de saúde, mas os recursos precisam ser realocados de outras áreas. 

A suplementação só pode ser feita pela Prefeitura com autorização da Câmara. O projeto passou por duas comissões e será analisado pelo Plenário na próxima segunda-feira (15).

Nanau alertou que poderá ingressar na justiça, caso o projeto sofra pedido de vistas ou venha a ser reprovado pelos vereadores, considerando “o risco de percas de vidas”, segundo o secretário. "Se tudo não for resolvodo nesta segunda-feira acionarei a justiça de imediato, pois não ficarei de braços cruzados diante de uma manobra como essa. Não se brinca com a vida da população e diante do que pode acontecer existe sim o risco de percas de vidas".

Mais adiante Dr. Nanau afirmou que Junior Gomes tem agido com raiva. "Não entendo o porque dessa raiva toda de Junior Gomes, não sei se é de mim, ou se é do prefeito Edson Vieira que ele tem tanta raiva, mas é bom que ele resolva logo isso, pois por causa de tudo isso pessoas inocentes poderão pagar caro, com a própria vida...".

Vereadora Jéssyca pedirá na justiça destituição de Júnior Gomes de comissão da Câmara - Em meio a conturbada tramitação do projeto de suplementação, a vereadora governista Jéssyca Cavalcanti vem acusando o vereador Júnior Gomes de tentar “travar” o governo.

O motivo seria movimentos como os que houveram na última quinta-feira (11), quando servidores da saúde foram convidados para participar da reunião da comissão de finanças e orçamento, presidida por Júnior.

A participação dos servidores estava relacionada a assuntos que não estavam na pauta, o que fez com que o secretário Dr. Nanau e a vereadora Jéssyca se retiraram da reunião.

Outro ponto exemplificado pela vereadora foi que Júnior Gomes conduziu uma reunião da mesma comissão na sexta-feira (12) sem a sua convocação por escrito, o que segundo Jéssyca, estaria previsto no regimento da Câmara. "Ele tem contrariado frontalmente o regimento da Câmara, agindo movido por uma raiva doentia", disse ela, que emendou, "sugiro que ele procure um tratamento psicológico, procure o CAPES, pois ele não está normal".

Da redação, com informações do Blog do Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário