sexta-feira, 19 de maio de 2017

Capacitar e potencializar - Santa Cruz do Capibaribe recebe capacitação do Programa Nacional de Regionalização do Turismo

Santa Cruz do Capibaribe recebeu na manhã desta quinta-feira (18), técnicos da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), para ministrar capacitação sobre o Programa Nacional de Regionalização do Turismo. O encontro aconteceu no auditório da Praça do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados).

O Programa de Regionalização do Turismo / Roteiros do Brasil, foi lançado em abril de 2004, e se apresenta como uma via de política pública, em âmbito territorial, a partir do Plano Nacional do Turismo 2003-2007. A premissa do projeto, considerado estratégico para a consecução da Política Nacional de Turismo de forma descentralizada e regionalizada, com foco no planejamento coordenado e participativo.

“Desde o ano passado, estamos fazendo um trabalho de adequação ao sistema nacional de turismo, inserimos Santa Cruz do Capibaribe no Mapa do Turismo Federal. Conseguimos junto ao Ministério do Turismo, uma série de cursos voltados para o turismo. Estamos participando deste Programa de Regionalização do Turismo com o propósito de angariar recursos, melhorar a infraestrutura turísticas e promover as cidades da região”, disse Cláudio Soares, Gestor de Turismo e Lazer de Santa Cruz do Capibaribe.    

Jane Emice, técnica da EMPETUR, falou da regionalização do turismo. “Este é um programa promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com órgão oficias de turismo como é caso da EMPETUR e municípios. Estamos realizando uma reunião para o incremento de atividades turísticas, reunindo as cidades por regiões, Santa Cruz do Capibaribe faz parte da modalidade Moda e Ecoturismo”, frisou a técnica.

 “Vejo que este programa vai gerar um grande progresso aqui em nossa região, porque existe um turismo forte do polo de confecções, mas não havia uma organização, um planejamento estratégico. Estamos com esperança que a nossa união, através deste programa, possa trazer mais turistas e que ofereçamos melhores serviços aos excursionistas”, contou Faniele Souza, diretora de turismo de Toritama.  

Vale salientar que para receber recursos estaduais e federais, os municípios precisam participar do Programa de Regionalização do Turismo e ser inserido no Mapa de Turismo Nacional. Além de Santa Cruz do Capibaribe, participaram da formação, representantes de turismos de Toritama, Timbaúba, Jaqueira e Riacho das Almas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário