sábado, 27 de maio de 2017

Comitê do Sistema Prisional discute ressocialização através de valores cristãos

Debater a ressocialização através da religiosidade e de práticas educacionais foi o tema principal da 3º Reunião do Comitê do Sistema Prisional. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), no bairro do Recife, com as presenças dos secretários de Justiça, Pedro Eurico, e de Ressocialização, Cícero Rodrigues. Representantes do Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil apresentaram a instituição e o trabalho realizado desde 2015 na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), e sobre a expectativa de ampliação para outras unidades.

O Rhema é uma escola americana que atua em 45 países, e por meio da celebração de valores cristãos, como respeito, confiança, fé, esperança e autoestima, atuando diretamente nas questões de ressocialização aliadas a atividades como gincanas de leitura, com explanação sobre a obra em público, debates e encenação, oficinas de pintura e artesanato, palestras e cinema. Todas as terças e sextas as alunas se reúnem para encontros com duração de três horas. 

“Dentro de nossas ações pontuais estão palestras com temáticas voltadas para saúde da mulher, comportamento e ética, celebrações de datas festivas, como o Dia das Mães, Natal, etc., como também disponibilizamos assessoria jurídica, em parceria com o Grupo Além das Grades”, esclareceu a diretora da Escola Rhema, na CPFAL, Marília Leite Gonçalves.

Durante a explanação, o secretário Pedro Eurico destacou a importância do trabalho realizado pelo Rhema e demonstrou interesse na atividade da gincana de leitura como forma de buscar alinhamento com o Projeto de Remição de Pena pela Leitura, promovido pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), em conjunto com Secretaria de Educação do Estado. “Sempre buscamos a integração entre setores viabilizando a melhoria do sistema prisional e a democratização das ações no Estado, e a presença da sociedade civil é muito importante nesse processo”, afirmou Eurico.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Conselho Penitenciário, Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, Defensoria Pública, Batalhão de Guarda da Polícia Militar, Ministério Público, Secretaria de Saúde do Recife, membros do projeto Além das Grades e do Sempri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário