quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Limpando a ficha? - Zé Augusto Maia é excluído da lista dos ‘ficha sujas’ pelo TCE. Amigos e correligionários comemoram ‘feito’ em redes sociais

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) se posicionou oficialmente, nesta quarta-feira (17), contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu para as câmaras municipais a competência para julgar contas de gestão e de governo dos prefeitos e retirou essa incumbência dos tribunais de contas de todo o país. 

Com isso, o TCE resolveu excluir da lista dos 'ficha suja' enviada à Justiça Eleitoral os nomes de todos os prefeitos e ex-prefeitos que tiveram contas rejeitadas nos últimos oitos anos por decisão da Corte.

O presidente do TCE-PE, Carlos Porto, leu uma nota oficial durante a solenidade em que apresentou oficialmente o posicionamento do tribunal e chamou a decisão do STF de "retrocesso”, uma vez que fragiliza o controle externo e torna sem efeito a Lei da Ficha Limpa. "[Isso] vai de encontro à expectativa da sociedade por um Brasil mais ético e transparente, além de representar uma anistia aos que se apropriaram indevidamente do dinheiro público”, afirmou.

Além de excluir os nomes de gestores e ex-gestores municipais da lista, o tribunal suspendeu o julgamento de todas as contas de prefeitos ordenadores de despesa em tramitação. A Corte pernambucana apontou ainda não considerar que as Câmaras Municipais estejam tecnicamente aparelhadas para julgar contas de prefeitos. Também afirma que espera que a decisão do STF seja revista mediante um Embargo de Declaração.

Dentre os nomes inclusos na relação de 243 estão alguns muito conhecidos no Polo de Confecções, a exemplo de Antonio de Roque, prefeito de Jataúba, Marcelo Andrade, ex-prefeito de Toritama, Roberto Asfora, ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus e Zé Augusto Maia, ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.

Alegria e empolgação – A notícia foi muito comemorada por Zé Augusto, por familiares e correligionários. Com pretensões políticas para 2018, Zé não luta nos tribunais para se manter com condições de disputar uma eleição, mesmo com uma série de processos que já foram concluídos e com outros que aguardam julgamento de recursos.

Um dos maiores entusiastas do projeto político de Zé Augusto, seu filho, o advogado Tallys Maia usou seu perfil no Facebook para externar sua alegria. "Com fé em Deus, nossa vitória está chegando. Falta pouco, muito pouco", disse ele, demonstrando sua empolgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário