Com o intuito
de provocar o senso crítico dos alunos, nos dias 16 e 23 do corrente mês, o
professor de Literatura, Anderson Guerra, promoveu com a turma do 9º
ano A, a realização de um júri simulado.
A simulação de
julgamento teve como “ré” as Olimpíadas, sob a acusação de ser algo que
deixará uma herança ruim para o Brasil. Durante o “julgamento” foram ouvidas
testemunhas de defesa e acusação, que auxiliaram na exposição de argumentos
para um “júri” formado pelos próprios alunos que ficaram responsáveis pelo
“veredito”.
A realização
do projeto foi importante para desenvolver nos discentes a criticidade, como
afirma o professor responsável pelo projeto, Anderson Guerra: “Foi um momento
muito bacana para levar os alunos à reflexão sobre o sentido das Olimpíadas,
não apenas como uma coletânea de esportes, mas como um evento que influencia
toda uma nação, movimentando a economia e levando avanços para a cidade-sede”.
O jovem
Igor Lisboa, que tem formação em Direito, atuou como “juiz”. Sua ampla
experiência por participar dos júris no município, foi muito importante para o
excelente desenvolvimento da atividade, como ressalta o aluno José Fernando,
que participou como um dos defensores da Olimpíada: “A experiência do Igor
Lisboa, nos fez ter real conhecimento de como realmente acontece um júri. As
dicas repassadas pelo mesmo foram muito importantes”. A respeito do projeto o
aluno ainda complementou: “Gostei muito da atividade, me auxiliou a realizar um
trabalho em equipe muito legal e sem falar que desenvolvi também a oratória,
uma vez que tivemos que nos comunicar”.
A dedicação dos professores, o envolvimento dos alunos e o apoio da equipe gestora e da coordenação da escola, foram primordiais na realização do projeto.
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