segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Requerimento rende inclusão social para surdos em Santa Cruz do Capibaribe

A cidade de Santa Cruz do Capibaribe recebeu na noite da última quarta-feira, 25 de novembro, 69 novos intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O curso promovido pela Secretaria Municipal de Educação para integrantes da Gestão Municipal, funcionários das mais diversas empresas privadas e funcionários públicos de entidades, associações e órgãos dos Governos Federal e Estadual em nossa cidade foi coroado com a entrega dos certificados no plenário da Câmara Municipal de Vereadores da cidade. 

Uma noite de festa e celebração também para o vereador Ronaldo Pacas (PSDC), autor do Requerimento Nº448/2014 que deu origem ao curso. No texto o vereador pedia para que, "fosse ministrado um curso de Libras, para os funcionários públicos que lidam com o atendimento direto em todas as secretarias e repartições do poder público municipal". O objetivo era poder dar acesso ao surdo nos mais diversos espaços sociais.

O curso foi totalmente grátis e contou com 20 encontros, entre maio e novembro.

Ronaldo Pacas falou, "Observamos hoje aqui diversos segmentos de nossa sociedade contemplados. Fruto de um pensamento nosso. Eu via na igreja e ficava emocionado quando vinham pessoas de fora para falar em Libras, e hoje me sinto feliz. Muito obrigado ao governo municipal por ter dado a condição de iniciarmos a inclusão em todas as salas de aula um mestre de Libras. Hoje já temos pessoas aqui se formando e esse é o primeiro passo. A gente vê essa importância e que valeu essa ideia. Eu estou feliz e realizado. Nosso pensamento foi em prol da cidade e de um tratamento igualitário para todos". 

Por fim o secretario de educação Joselito Pedro evidenciou o trabalho de Ronaldo agradecendo em nome do secretário de educação e de forma específica em nome do departamento de inclusão "hoje nas escolas nós temos cuida dores e somos referência por isso. E não tinha como dar errado um projeto que busca essa interação. Esse trabalho foi grandioso e está só começando. Eu enquanto secretário de educação, e em nome do prefeito Edson Vieira, quero colaborar em mais projetos que visem grandiosidade desse tipo. Tenho certeza que contribuímos e fico muito feliz por isso. Quero parabenizar Ronaldo pelo projeto. Eu acredito que se a gente parar de sonhar não vamos tornar a realidade mais feliz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário