segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Discussão, tumulto e confusão marcam reuniões para indicações de membros de CPI’S

O clima esquentou na manhã desta segunda-feira (23), em reunião para composição (definição de cargos) dos membros das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s) na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

O impasse e principal ponto de discórdia, por parte da oposição, é possível ausência de membros oposicionistas na presidência ou relatoria (principais cargos) das Comissões.

Além disso, a Comissão que investigará supostas falhas em compras e fornecimento de alimentos para realização de coffee-breaks em eventos da prefeitura, não chegou a um consenso e poderá ser decidido pelo presidente da Casa, Afrânio Marques (PDT).

CPI do Calçadão – Para investigar supostas irregularidades na distribuição de pontos comerciais no Calçadão Miguel Arraes de Alencar, ficou estabelecido a seguinte formação: Zé Minhoca (Presidente), Luciano Bezerra (Relator), Ernesto Maia (Secretário) e Carlinhos da Cohab (Suplente).

A reunião chegou a ser suspensa por mais de 20 minutos para conversações. Durante a reunião, Ernesto pediu ‘bom senso’, para que integrantes de ambas as bancadas fizessem parte de presidência e relatoria. No entanto, as posições foram decidas no voto pelos integrantes.

CPI dos coffee-breaks – Ainda mais acalorada, a segunda reunião do dia, não foi finalizada de forma amistosa. O vereador Deomedes Brito (PT), que estava presidindo a reunião, colocou seu nome à disposição para presidir de forma titular a CPI, algo contestado e rebatido pelos situacionistas, como ilegal.

Para Junior Gomes (PSB) e Pipoca (PSDB), Deomedes não teria poder de voto na reunião, presidindo apenas por ser o mais velho dos parlamentares presentes e tendo a indicação do líder da bancada Fernando Aragão, para suplência.

Após um intenso bate-boca a reunião foi finalizada com dois entendimentos distintos.  Para situacionistas a comissão ficou formada por: Pipoca (Presidente), Junior Gomes (Relator), Ernesto Maia (Secretário) e Deomedes (Suplente).

Para oposicionistas, Deomedes Brito será o presidente, tendo ainda Ernesto Maia (Relator), Pipoca (Secretário) e Junior Gomes (Suplente). “Queríamos um acordo, mas eles não quiseram e fizemos a votação. Acredito que todas as duas estão formadas e Junior tem todo o direto de apelar para mesa diretora da casa. Mas foi democrático, como a outra comissão”, diz Ernesto.

Junior Gomes discorda. “A reunião não foi concluída. Conforme ofício do líder da bancada de oposição Fernando Aragão, indica Ernesto e Deomesde. O primeiro como membro titular o segundo como suplente. Ele (Deomedes) nem direito a voto tem, era apenas abrir a reunião e passar para os titulares votar”, disse e completa “Encaminhamos ao secretário para enviar ao presidente da Câmara, para que a Comissão seja formada por Pipoca presidente, Junior relator e Ernesto que, fez a zoada, como secretário. Espero que o presidente da Casa, exercendo seu poder de presidente do legislativo, baixe a portaria e publique já com os membros levando em consideração a proporcionalidade que temos na Casa”.

A decisão caberá ao Presidente do Legislativo Municipal, Afrânio Marques.

Com informações do Blog Direto ao Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário