terça-feira, 24 de novembro de 2015

Escola Municipal Donatila da Costa Lima realiza atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra

A Escola Municipal Donatila da Costa Lima, Bairro COHAB, realizou na tarde desta última sexta-feira (20), um concurso de Beleza Negra, recital de poesias com apresentações de músicas e danças em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. 

As atividades tiveram o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e da Secretaria de Educação.

A comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra surgiu através dos conteúdos apresentados em sala de aula. Os estudantes criaram algumas poesias, elaboraram danças e coreografias, todas baseadas em livros, músicas, filmes e documentários do continente e da cultura africana.

O Prefeito Edson Vieira (PSDB), destacou a diversidade cultural desenvolvidas nas escolas do município. “É muito rica a diversidade cultural em nossas escolas, nossos alunos assimilam bem o conteúdo repassado por seus professores, transformando os conhecimentos adquiridos em arte”, pontuou o prefeito.

“Tivemos algumas apresentações de música e dança, criamos e recitamos poemas sobre a cultura africana, organizamos o concurso Beleza Negra, onde fizemos referência ao Dia da Consciência Negra”, contou Josefa de Assis, Gestora da Escola Municipal Donatila da Costa Lima.

Joselito Pedro, Secretário de Educação, parabenizou a escola Donatila da Costa Lima pela iniciativa. “Precisamos valorizar a diversidade cultural que existe em nosso país. Parabenizo todos que fazem a escola Donatila, por apresentar aos nossos alunos os costumes, hábitos e crenças do continente africano”, disse o secretário.

“Resolvemos trabalhar este conteúdo de forma diferenciada, fazendo com quê o aluno não ficasse preso às leituras, fizemos com que eles pesquisassem para conhecer um pouco da cultura africana. Com essas atividades pretendemos mostrar a importância do respeito ao negro dentro e fora do ambiente escolar”, frisou o Professor de Geografia, Júnior Gomes.

A estudante do 9º ano da Escola Donatila, Simone Batista, 15 anos, falou de sua alegria ao participar do concurso. “Eu era muito envergonhada, mas quando eu cheguei nessa escola comecei a me divertir e participar das atividades. Acredito que ninguém deve ter vergonha em ser negro muito pelo contrário, deve ter orgulho de suas origens”.

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, foi criado em 2003 e instituída em âmbito nacional mediante a lei de nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.  A data foi coincidi com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro de 1695.

Nenhum comentário:

Postar um comentário