terça-feira, 11 de agosto de 2020

Presidente Putin anuncia que Rússia registra a primeira vacina contra o coronavírus do mundo

A Rússia desenvolveu a "primeira" vacina contra o coronavírus, que provoca uma "imunidade duradoura", declarou nesta terça-feira (11) o presidente Vladimir Putin durante uma videoconferência com integrantes do governo exibida pela televisão. A produção em massa começará em setembro. A vacina será distribuída em 1 de janeiro de 2021, de acordo com o registro nacional de medicamentos do ministério da Saúde, consultado pelas agências de notícias russas.

"Esta manhã, pela primeira vez no mundo, foi registrada uma vacina contra o novo coronavírus", disse Putin. "Sei que é bastante eficaz, que dá uma imunidade duradoura", completou.

Apesar do otimismo, a Organização Mundial de Saúde ressalta que ainda é cedo pra ver a substância com segurança. A OMS desconfia da falta de mais testes da vacina russa e questiona a falta de transparência.

A vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Rússia foi batizada como "Sputnik V", em homenagem ao satélite soviético, anunciou o presidente do fundo soberano envolvido no projeto. "Mais de um bilhão de doses foram encomendadas por 20 países", afirmou Kirill Dmitriev, antes de destacar que a fase 3 dos testes começará na quarta-feira.

Putin ainda anunciou que uma de suas filhas foi inoculada com a vacina. "Uma das minhas filhas tomou esta vacina. Acho que ela participou nos experimentos", disse Putin, segundo a agência Interfax, poucos minutos depois de anunciar a homologação.

A Rússia é o quarto país com mais casos de coronavírus no mundo. São 897 mil confirmações da doença e mais de 15 mil mortes.

CORRIDA PELA VACINA - De acordo também com a OMS, existem atualmente mais de 160 substâncias candidatas a vacina contra a covid-19 em desenvolvimento em todo o mundo. Para ser aprovada, a vacina precisa suceder em todas as etapas. As fases 1 e 2, feitas em dezenas e centenas de pessoas, respectivamente, têm como objetivo avaliar se o imunizante é seguro, a partir da observação de seus efeitos colaterais. Também buscam saber se ele estimula o sistema imunológico a combater o vírus. Na fase 3, a vacina é testada em larga escala para ver se funciona antes de poder ser liberada para toda a população.

A China e o Reino Unido já se encontram na fase 3. Enquanto isso, iniciativas mais avançada dos Estados Unidos ainda não conseguiu começar essa etapa. Pouco se sabe sobre a empresa Moderna, nos EUA. Ela chegou a anunciar resultados muito animadores na fase 1 de testes, mas ainda não há informação sobre como estão os resultados da fase 2, ainda estão em andamento.

Já a Rússia é responsável por uma das vacinas mais misteriosas, a Gamaleya. O laboratório russo anunciou resultados positivos na fase 1 de testes, mas sem muito detalhamentos.

Com informações do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário