quinta-feira, 30 de julho de 2020

Governo de Pernambuco libera visitação em presídios a partir de agosto

Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco - Pedro Eurico
A secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (30), a liberação das visitas presenciais nas unidades prisionais de Pernambuco a partir do dia 8 de agosto. De acordo com a pasta, medidas de proteção serão adotadas e a circulação de pessoas será limitada.

Segundo o secretário Pedro Eurico, as visitas serão feitas de forma quinzenal, onde apenas será concedida a visita de uma pessoa por preso e com duração máxima prevista para duas horas. Crianças, idosos e grávidas não foram autorizadas a realizar a visita. “Com a redução da contaminação da pandemia do novo coronavírus, a gente entende que é hora de nós enfrentamos esse grande desafio que é a reabertura das unidades prisionais”, informou o secretário. 

Também foram suspensas as visitas íntimas. Nos finais de semana, o horário de permanência de parentes funcionará em oito momentos diferentes. Com relação a estas mudanças, o detalhamento dos turnos não foi repassado. Além disso, todos as pessoas que se deslocarem até as unidades prisionais terão que utilizar máscaras de proteção facial de forma obrigatória. As temperaturas serão aferidas e, no caso dos produtos e alimentos levados para entrega serão revistados, isolados e passarão por um processo de sanitização.

“Se nós não tivermos o respeito de todos pelas medidas de restrição nós vamos fechar as unidades”, enfatizou Pedro Eurico.

O secretário comunicou que será observado, semanalmente, o andamento e comportamento das regiões do estado com maior vulnerabilidade devido à pandemia da Covid-19 e que, se necessário, as visitações serão restritas.

Os familiares dos novos presos terão até o dia 8 de agosto para realizar o cadastro no sistema penitenciário do estado, que permitirá o processo de visitas quinzenais. Após o registro, os inscritos poderão retirar as carteiras nas unidades prisionais.

Covid-19 nos presídios - Pernambuco atualmente contabiliza 31.654 detentos, distribuídos em 24 presídios e 46 cadeias públicas. Destes, 1.325 testaram positivo para a Covid-19, 1057 foram curados e oito vieram a óbito.

Com relação aos detentos liberados dos presídios devido à pandemia, Pedro Eurico informou que 2.200 presos cumprem pena em liberdade e não cometeram crimes graves. Entre eles, 654 presos estão sendo monitorados via satélite através da tornozeleira eletrônica. Os detentos que foram liberados fazem parte do grupo de risco.

Com informações do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário