sexta-feira, 17 de julho de 2020

Empresa Acciona anuncia início de operação de sistema de esgotamento de Santa Cruz do Capibaribe



A Acciona, por meio de sua linha de negócio de água, e em consórcio com a empresa brasileira GEL, concluiu as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, e agora está na fase de operação assistida. 

O sistema foi projetado para tratar uma vazão de 360 litros por segundo, que beneficiará 196.000 pessoas até 2037 conforme crescimento populacional local. A construção contemplou uma Estação de Tratamento Esgoto (ETE), 4 Estações elevatórias de esgoto e suas respectivas linhas de recalque e 17,8 Km de interceptores com 187 caixas de tempo seco. 

A parte estrutural do projeto da ETE e Elevatórios teve o consumo de cerca de 10.000m³ de concreto com aplicação de 840 Tn de aço, enquanto a execução de 8 interceptores com diâmetros variados entre 150 e 1000 mm totalizou 17,8 Km de tubulações. 

A ETE conta com um supervisório para o controle e operação da estação e elevatórias e com um laboratório de análise para monitorar a qualidade do efluente tratado. Com o intuito de garantir o bem estar das comunidades circunvizinhas onde foi implantada a ETE e as elevatórias instalou-se em todas unidades o tratamento de odor por carvão ativado. 

O investimento do contrato foi de cerca de R$ 99 milhões e o projeto contemplou toda a engenharia executiva, obras e operação assistida durante um ano, o que já está em andamento. O projeto fez parte do Plano de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco – PSHPE e contou com o financiamento do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), deixando um importante legado ambiental para a Bacia do Rio Capibaribe e para a qualidade de vida e saúde da população local. 

Com informações do Blog do Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário