terça-feira, 28 de julho de 2015

Pré-conferências discutem política de Assistência Social para Santa Cruz do Capibaribe

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Cidadania e Inclusão Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveu nesta segunda-feira (27) a Pré-Conferência municipal de Assistência Social. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e contou com a participação de profissionais do SUAS, usuários da rede socioassistencial, representantes de entidades e organizações.

As reuniões são espaços de caráter deliberativo onde são discutidas e avaliadas as políticas de assistência social do município. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. “Construir planejamentos e executá-los, no âmbito das políticas públicas, é algo muito desafiador para as gestões. Por isso, é importante que a sociedade civil organizada esteja presente neste momento de discussão e aperfeiçoamento do SUAS” ressaltou a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira.
O enfrentamento das situações de desproteção social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios, serão alguns dos temas abordados na Conferência. Além disso, o Pacto Federativo e a consolidação do SUAS, o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática, também serão temas estruturantes com o objetivo de apresentar propostas para melhorias nos serviços sociais do município.
A assistente social, Raquel Martins, destacou a importância das pré-conferências para a deliberação de propostas que melhorem e fortaleçam a política municipal de assistência social. “Discutir a consolidação do SUAS como política pública é fundamental para garantir o acesso das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade aos serviços socioassistenciais e, mais do que isso, promover o resgate da cidadania e o empoderamento do indivíduo como cidadão de direitos”, declarou Raquel. Conforme calendário, nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29), será a vez da zona rural participar das pré-conferencias.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário