sexta-feira, 31 de julho de 2015

Grupo Taboquinha acena com possibilidade de unificação e Helinho Aragão recebe proposta de ser o ‘candidato da união’

O programa Opinião desta sexta-feira debateu as últimas movimentações dos bastidores da política santa-cruzense, em especial do partido Taboquinha. Informações dão conta que os principais líderes do grupo podem está em processo de reunificação de projetos.

Segue o texto, debatido no programa Opinião:

A última semana do mês de julho foi marcada pela diminuição da intensidade do “fogo amigo” entre os integrantes do grupo Taboquinha que estão atuando na pré-campanha que provavelmente definirá o candidato que enfrentará o prefeito Edson Vieira (PSDB) nas urnas de 2016.

Na terça-feira (28), o vereador Ernesto Maia (PSL) causou surpresa ao adotar um tom conciliador, opinando que o colega de bancada e pré-candidato Fernando Aragão (sem partido) deveria ser mais flexível com o líder Taboquinha José Augusto, reconhecendo que o apoio do mesmo é indispensável para a vitória de um candidato da Oposição no ano que vem.

No dia seguinte, participando ao vivo no programa Opinião, Ernesto não apenas reafirmou suas declarações, dadas na véspera, como também chegou a afirmar que José Augusto, por conta do resultado da eleição de 2014, tinha o direito de indicar os candidatos a deputado estadual e federal em 2018. Essa declaração de Ernesto passou despercebida pelos debatedores do programa.

Ainda durante sua fala, Ernesto ratificou sua opinião de Fernando Aragão deveria se comprometer publicamente com o apoio a Cleiton Barbosa, no caso de vitória do mesmo na pesquisa que deverá ser feita até o mês de setembro e garantiu que essa será sua posição, se isso vier a acontecer.

De acordo com uma fonte ligada ao ex-deputado federal José Augusto, esta semana ele foi contactado por aliados de Fernando Aragão, que lhe propuseram um entendimento por meio do qual fosse dispensada a realização da pesquisa entre os pré-candidatos taboquinhas.

Por outro lado, uma fonte ligada ao vereador Fernando Aragão afirmou ao editor do programa Opinião, na noite desta quinta-feira (30) que, em nome de uma conciliação, José Augusto teria proposto a retirada dos dois nomes que estão em disputa, em favor de um terceiro nome, que seria discutido posteriormente.
Com as movimentações de distensionamento ocorridas esta semana, abre-se uma discreta possibilidade de acordo entre os oposicionistas, o que até então parecia impossível.

A proposta

Informações obtidas com exclusividade pelo Blog do César Mello dão conta que o vereador Helinho Aragão teria sido abordado esta semana por uma pessoa ligada a Zé Augusto Maia, que lhe passou uma proposta, no mínimo tentadora. Cleiton e Fernando retirariam seus nomes da disputa, em favor de Helinho, que seria visto como um nome de consenso, capaz de unificar as alas Taboquinhas, que vivem em conflito desde os lançamentos das pré-campanhas de Cleiton Barboza e Fernando Aragão. Para isso, Zé já teria conversado com Cleiton, para que o mesmo abrisse mão do seu projeto, lançado há poucas semanas, em nome da tão esperada união Taboquinha.

Helinho teria rejeitado tal proposta. Resta saber se ele não admite mesmo tal ideia, ou se apenas precisa de mais tempo para amadurecer a possível candidatura. Fato é que, se Helinho não topar a proposta, outro nome deverá ser buscado o quanto antes. Caso contrário, a tão esperada pesquisa deverá mesmo ser feita, com o compromisso de ambas as partes de que o vencedor receberá o apoio do segundo colocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário