segunda-feira, 10 de agosto de 2020

SENAI-PE oferece mentorias para 40 indústrias sobre confecção de EPIs

A pandemia provocada pelo novo coronavírus aumentou a demanda por equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras de tecidos e hospitalares, capotes, toucas e propés. Para qualificar garantir a oferta de produtos de qualidade no mercado, o SENAI-PE irá oferecer, até o fim deste mês, consultorias gratuitas a 40 indústrias de todo o Estado. As empresas serão instruídas sobre como iniciar, ampliar ou adequar uma linha de produção para a confecção dos itens. As mentorias serão realizadas por consultores do Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais e Processos Produtivos até o próximo dia 31 de agosto.

As empresas foram selecionadas no segundo chamamento da categoria Conexão SENAI - Equipamentos de proteção do Edital de Inovação para a Indústria, cujo resultado foi divulgado no último dia 31. Das 40 indústrias escolhidas, 38 receberão mentoria para a confecção de máscaras de tecidos e as outras duas, para peças de vestuário hospitalar. Anteriormente, em junho, outras 22 indústrias pernambucanas já haviam sido selecionadas para participarem do projeto. Em todo o País, 600 empresas já foram contempladas.

Durante o processo, que tem duração total de 8 horas, os consultores oferecem informações sobre temas como tipos de tecidos, linhas de financiamento, possíveis áreas de escoamento da produção e normas técnicas, considerando os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todas as mentorias são realizadas virtualmente.

A empresária Danielly Elissamar foi uma das participantes da primeira fase do projeto. Ex-aluna do SENAI Caruaru, a proprietária da loja Ayô se dedicava à confecção de roupas inspiradas na cultura afro-brasileira. Com a pandemia, começou a produzir máscaras com pinturas exclusivas, feitas à mão. Após a consultoria, Danielly alterou a tela de proteção interna utilizada nas máscaras, garantindo maior segurança. “Fiquei super satisfeita com as informações passadas durante a mentoria. Tudo foi muito enriquecedor para a empresa, porque queremos o melhor para as nossas clientes”, conta.

De acordo com o coordenador de Consultorias do SENAI-PE, Fábio Luna, as consultorias têm ajudado empresas a enfrentarem melhor a crise causada pela pandemia da Covid-19, sendo uma alternativa para as indústrias que viram suas vendas caírem devido às medidas de isolamento social. “Nós vamos precisar conviver com a doença por um bom tempo ainda e algumas dessas empresas devem permanecer, pelo menos parcialmente, com essa produção”, opina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário