terça-feira, 3 de julho de 2018

Morre Guilherme Uchoa, presidente da Alepe. Políticos santa-cruzenses lamentam morte de Uchoa

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), morreu, na manhã desta terça-feira (3), aos 71 anos. O parlamentar faleceu por volta das 4h em decorrência de um edema agudo de pulmão, seguido de parada cardíaca. O horário do enterro ainda não está definido, mas o velório começa ainda na manhã desta terça no plenário da Alepe,na rua da União, 397, no bairro da Boa Vista, no Recife. A última sessão plenária da Assembleia no semestre foi cancelada.

Uchoa deu entrada no Hospital Português, que fica no bairro do Paissandu, na área central da Capital, na madrugada do último domingo (1º). O governador Paulo Câmara (PSB) visitou o aliado no hospital antes de seguir para as agendas em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.

Guilherme Uchoa estava no sexto mandato parlamentar e presidia a Assembleia Legislativa pela sexta vez consecutiva. Na Presidência da Alepe, foi governador em exercício do Estado por cinco vezes, em razão de viagens dos ex-governadores Eduardo Campos e João Lyra Neto e do atual governador Paulo Câmara.

Carreira - Uchoa era bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também formado em História (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. O deputado foi escrivão da Polícia Civil e era aposentado como juiz de Direito, tendo atuado nas Comarcas de Palmeirina, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e do Recife.

Diogo Moraes lamenta morte de Uchoa

Muito mais do que um deputado ou um colega de Casa Legislativa. Guilherme Uchoa é um amigo onde sempre encontrei referências de um pai, com conselhos e diálogos sobre política e sobre a vida. 

Partindo de maneira inesperada, aos 71 anos, Uchoa deixa a marca de um parceiro fiel, que não media esforços para ajudar seus amigos. Na sua vida pública, como Juiz, e política, como deputado Estadual, se destacam os êxitos em ações e projetos em prol dos pernambucanos. 

Neste momento, faltam palavras e sobra emoção pela dor do seu falecimento. Uchoa fechou seu ciclo de maneira honrada, trabalhando muito. Aos familiares, nossos sinceros sentimentos. A nos, seus amigos, só restam as boas lembranças. Que Deus o tenha, meu querido amigo. 

Edson diz que Guilherme Uchoa foi um exemplo como homem público

Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do presidente do legislativo estadual, Guilherme Uchôa. Tive a oportunidade de ser companheiro de Guilherme por duas legislaturas e ser seu vice-presidente no período de 2011/2012. Sempre com um trato respeitoso com todos os pares e demais colaboradores da Casa de Joaquim Nabuco, foi um exemplo de homem público que pautou sua vida na correção e na defesa do interesse de todos pernambucanos. 

Guilherme deixa um legado a ser seguido pelas futuras gerações. Meus sentimentos a sua família e a todos pernambucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário