terça-feira, 26 de outubro de 2021

Projeto Sabão Caseiro tem CDL como parceira e motiva transformação cidadã com educação ambiental


Katyane Michelle - secretaria executiva da CDL Santa Cruz junto de Jadiailson Francisco recebendo os coletores que ficam na CDL Santa Cruz

O Projeto Sabão Caseiro iniciou em 2007 suas atividades na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, pelas mãos de seu coordenador o senhor Jadiailson Francisco da Silva - 53 anos. Recolhendo óleo doméstico para ser usado como matéria prima na produção de barras de sabão caseiro e servindo para várias utilidades domésticas e industriais, na versão líquida, recentemente desenvolvida, projeto é motivo de transformação cidadã e educação ambiental na cidade.

Segundo o senhor Jadiailson, o projeto iniciou as atividades de forma tímida, recolhendo cerca de 50 litros de óleo doméstico por mês, mas hoje o recolhimento voluntário do óleo doméstico que antes era descartado nas pias e ralos poluído o meio ambiente, chega aos 2 mil litros por mês, contando com a ajuda de várias famílias na cidade e também instituições parceiras como é o caso da CDL Santa Cruz.

AS PARCERIAS - Com parcerias firmadas junto a empresas e instituições da cidade, levando a ação concreta de consciência ambiental para os lares de cidadãos e cidadãs através de ações realizadas nas empresas parceiras como a coleta de óleo doméstico trazido pelos funcionários e funcionárias como também oficinas que ensinam sobre o óleo sendo utilizado na produção das barras de sabão.


Entre as empresas parcerias na coleta e apoio financeiro e institucional estão a prefeitura Santa Cruz do Capibaribe, CDL Santa Cruz, Câmara de vereadores Santa Cruz do Capibaribe, JOGGOFI, ASCAP, Moda Center Santa Cruz, Kits elásticos, Margarida Monteiro Tecidos, PK Têxtil, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, Paróquia Santo Agostinho, Área Pastoral Santa Rita.

Segundo Jadiailson Francisco: “O projeto tem trazido frutos sociais muito importantes para a consciência ambiental da cidade. Além de cuidar do descarte do óleo que iria para a terra ou para o rio, as oficinas ensinam as pessoas como terem uma atividade na qual podem fazer uma renda extra com a produção do óleo.”

PONTOS DE COLETA - Em todos esses anos, o projeto cresceu e também alcança moradores e moradoras da cidade que querem se juntar ao trabalho de educação ambiental. Com eco pontos para descarte e coleta do óleo espalhados pela cidade, as pessoas podem levar o óleo doméstico em garrafas pet para ser recolhido mensalmente pela equipe do projeto.

LISTA DE ECOPONTOS

1. PARQUE FLORESTAL FERNANDO SILVESTRE DA SILVA


2. CDL SANTA CRUZ


3. CASA DA CRIANÇA


4. SECRETARIAS PAROQUIAIS


5. CRAS


6. PSF


7. SEMENTEIRA MUNICIPAL


8. BOLSA FAMÍLIA


COMEMORAÇÃO DE 15 ANOS DO PROJETO - Em 2022 com a chegada do aniversário de 15 anos do projeto Sabão Caseiro, a coordenação do projeto deseja lançar uma campanha e ação de conscientização no mesmo dia do Rio Capibaribe, 24 de novembro, ainda neste ano. A campanha ainda sem detalhes informados terá foco na educação ambiental e valorização do projeto junto a cidade.

FAÇA PARTE - Sua empresa, associada ou não da CDL Santa Cruz pode participar das ações conjuntas do projeto Sabão Caseiro também, fortalecendo a rede de cuidados com o nosso meio ambiente e apoio ao projeto junto as famílias que dele fazem uma renda para viver. Entre em contato hoje mesmo com a CDL e se informe. Contato: 81 99400-2291.


A CDL SANTA CRUZ É PONTO DE COLETA DO POLEO DOMÉSTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário