sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Fábio Aragão se reúne com professores na tarde desta quinta-feira


Na tarde desta quinta-feira (7), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Fábio Aragão, recebeu a comissão do sindicato dos professores do município para ouvir e dialogar sobre as demandas solicitadas pela categoria. Além do prefeito e da comissão, estiveram presentes o secretário de Planejamento e Gestão de Pessoas Carlos Alberto, o procurador Rodrigo Aragão e a secretária de Finanças, Janaína Marques.

Durante a reunião, foi debatido todos os pontos colocados pela categoria, como as reformas das escolas, a volta às aulas com segurança para professores e alunos, a disponibilização do diário de classe, a situação do Santa Cruz Prev, além do pagamento dos quinquênios e o reajuste salarial referente a 2020.

Entre os pontos colocados pelos professores, a Gestão Municipal ressaltou que a maioria das colocações já vêm sendo atendidas, como as dez unidades de ensino que estão sendo reformadas, ampliadas com a construção de 16 novas salas e preparadas para receberam a climatização, ações que fazem parte do Programa Escola Padrão, lançado pela prefeitura. Além disso, todas as escolas do município estão passando por reparos para oferecer uma volta as aulas com segurança para professores e alunos, como também, todo o processo burocrático para adquirir os diários de classes digitais já estão sendo finalizados e o pagamento dos quinquênios para os professores inativos que já estão sendo pagos.

Com relação ao reajuste referente a 2020, não será possível conceder a categoria, uma vez que, em maio de 2020 foi aprovada a lei complementar 173/2020, que proíbe qualquer reajuste aos servidores públicos até 31 de dezembro de 2021, impossibilitando a gestão de conceder esse reajuste, que deveria ter sido aprovado desde janeiro de 2020, pelo antigo gestor. Também ficou decidido nesta reunião, que o reajuste de 2022 será discutido assim que for publicado a portaria do Ministério da Educação informando o valor do novo reajuste.

O prefeito Fábio Aragão ressaltou o desejo da gestão em valorizar os professores e oferecer uma educação de qualidade para os estudantes do município. “Desde que assumimos a prefeitura, não estamos medindo esforços para atender os direitos dos servidores. Nós assumimos uma gestão com salários da educação infantil atrasados e escolas sucateadas. No entanto, já conseguimos pagar esses salários, instalar um calendário de pagamentos, iniciar a reforma e ampliação de 10 unidades de ensino, pagar os quinquênios dos professores inativos, acrescentar o feijão no Kit Merenda e antecipar a primeira parcela do 13° salário. Tudo isso só foi possível com uma administração séria e com responsabilidades com o dinheiro público. Nessa reunião, me comprometi com a comissão de nos reunirmos novamente assim que for publicada a portaria informando o valor do reajuste de 2022. Foi uma reunião tranquila e extremamente respeitosa entre as duas partes e tenho certeza, que vamos transformar a educação de Santa Cruz em todos os aspectos”, pontuou o gestor.

A gestão municipal também informou que durante a manhã, os professores foram recebidos pelo chefe de gabinete, o procurador do município e a equipe jurídica da prefeitura, onde os mesmos temas foram debatidos e foi solicitado a presença do prefeito, que cancelou sua agenda e recebeu a comissão do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário