sexta-feira, 22 de março de 2024

Nutricionista dá dicas de alimentos que ajudam no rejuvenescimento da pele


O maior órgão do corpo humano, a pele, requer cuidados. Um deles é o uso do protetor solar, que ajuda a proteger contra os raios UVB, responsáveis por queimaduras causadas durante o bronzeamento, o UVA, que pode penetrar na camada mais profunda da pele e causar o envelhecimento prematuro e manchas com o pigmento escuro. Usar o protetor também previne contra o fotoenvelhecimento e até o câncer de pele. Já outras formas de cuidar pode ser realizada de maneira simples, como não se expor ao sol em horários de alta radiação e mantendo a limpeza diária, o conhecido skincare.

Contudo, além da proteção externa, os cuidados devem ocorrer, também, de forma interna, por meio do consumo de alimentos ricos em vitaminas A, E, C e B, que além de ajudar a manter a pele saudável, promove o seu rejuvenescimento, explica a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Renata Freire.

“É importante investir em alimentos ricos em vitamina A, E, C e B e para isso devemos aumentar o consumo de alimentos alaranjados, como a cenoura, o mamão, alimentos vermelhos, como a melancia e o tomate, investir em comidas que tenham mais o complexo B, a exemplo das castanhas e outras oleaginosas, como amendoim, amêndoa, e a vitamina C, presente tanto nas frutas cítricas, quanto em algumas hortifrutis, a exemplo do pimentão”, informa.

Outra medida importante para o rejuvenescimento da pele é o consumo de água. A quantidade pode variar de idade, sexo e, até mesmo, com nível de atividade física. “Não podemos esquecer, também, da hidratação hídrica, que é sempre muito importante. Então, se atente em beber água durante todo o seu dia”, destaca a especialista Renata Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário