sexta-feira, 15 de março de 2024

Confira a edição deste final de semana da 'Politicando'


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

O moído da semana - O governo Lula anunciou nesta semana a construção de 100 unidades do Instituto Federal em todo o país. O objetivo, segundo o governo, é proporcionar oportunidades de aprendizado profissional e acesso a empregos dignos para a juventude. Para Pernambuco foram destinados 6 IFs, um deles para Santa Cruz do Capibaribe.

Enfim - O anúncio foi celebrado como a realização de um antigo sonho de todos os santa-cruzenses: Ter, enfim, uma universidade pública, presencial na cidade.

Reparação histórica - Mais que uma conquista, a chegada do IF a Santa Cruz é uma reparação histórica, que ao ser entregue a população irá contemplar gerações inteiras, de uma cidade que cresceu e se desenvolveu às custas do trabalho e do esforço do seu povo, que ainda carece de investimentos públicos significativos.

O marco - O prefeito Fábio Aragão comemorou o anúncio da chegada do IF a cidade. Fábio define o fato como um ‘marco histórico’ para o município, que entra para um seleto grupo de cidades que possuem uma instituição federal de ensino. “Um dia para comemoramos, um dia que será para sempre lembrado, um verdadeiro marco histórico para o nosso povo”, disse ele.

A construção - Para que esse sonho se tornasse realidade, Fábio contou com o apoio de importantes parceiros políticos. O deputado estadual Diogo Moraes, a senadora Tereza Leitão e o deputado federal Felipe Carreras, apontado por Fábio como um verdadeiro ‘trator’, que não mediu esforços para que o pleito de Santa Cruz fosse pouco a pouco avançando em todas as etapas do processo de escolha dos municípios que seriam contemplados.

O fato - Fábio e o seu grupo entram, sem sombra de dúvidas, para a história do município, com a aquisição dessa obra, que mudará sim, para melhor, a vida de milhares de santa-cruzenses e de moradores de cidades circunvizinhas, que com certeza, também optarão pelo IF na hora da escolha do curso técnico, superior ou mesmo para a pós-graduação do seu filho, ou da sua filha.

E só - Os adversários políticos do prefeito optaram pela discrição diante o anúncio. Nenhuma crítica ou questionamento sobre a importância ou grandeza da obra. O que ainda pode ser notado é a incredulidade, quanto à entrega da obra, por parte de eleitores e militantes, em especial do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Botou pra torar - E por falar em Bolsonaro, o deputado estadual Abimael Santos não poupou críticas ao empresário Robson Ferreira. “Ele não é acostumado a sentar e conversar, ele é acostumada a dar ordens, e isso pode acontecer na empresa dele, mas na política é diferente. O povo de Santa Cruz não é comprado por dinheiro”, disse o deputado.

Água e óleo - Abimael e a cúpula do PL no estado não engoliram a articulação de Robson, que em parceria com o deputado federal Eduardo da Fonte, prometeram uma mirabolante manobra política, que resultaria em uma intervenção do ex-presidente Bolsonaro no cenário político santa-cruzense. O resultado seria a retirada da pré-candidatura de Alessandra Vieira e o consequente apoio do PL a uma pré-candidatura de Robson, só que pelo PP.

A coragem que muitos não têm - “Não é porque o cara tem dinheiro, que pode achar que manda em tudo”, disse Abimael, que talvez tenha falado o que muita gente em Santa Cruz tenha vontade, mas que por conveniência política ou social não falou até hoje.

E para finalizar, perguntar não ofende: Como será, você militar na educação, viver a educação, e não poder comemorar a chegada do Instituto Federal a Santa Cruz devido a ‘amarras’ políticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário