sexta-feira, 8 de março de 2024

Confira a edição deste final de semana da Coluna 'Politicando'


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

O moído da semana - A semana começou em Santa Cruz do Capibaribe com a notícia de que o deputado federal Eduardo da Fonte teria dado ao empresário Robson Ferreira o comando do PP na cidade, e mais, a missão de representar a legenda na disputa pela Prefeitura local.

A visita - Da Fonte esteve na cidade na noite do último sábado, quando se reuniu com Robson e mais alguns aliados e simpatizantes do empresário. A intenção é dar ao santa-cruzense a viabilidade partidária que ele afirma não ter encontrado no PL, seu partido de origem.

Estranhos - Robson e o PL não falam mais a mesma língua há algum tempo e a relação só tem azedado cada vez mais nas últimas semanas. Em 2022 o empresário disputou o mandato de deputado federal pela legenda, mas desde então passou a travar uma verdadeira ‘queda de braços’ pelo comando do partido na cidade.

A missão - Agora no PP, Robson terá a missão de construir em poucas semanas um projeto eleitoral minimamente viável, já que o tempo joga contra ele... Robson terá que ter um ‘vice’, além de uma composição complexa de pré-candidatos à Câmara. Lembrando que maioria daqueles que são ideologicamente ligados a Robson, e que pretendem disputar um mandato de vereador, já estão alinhados ao projeto da ex-deputada Alessandra Vieira, que pretende disputar a prefeitura pelo PL.

Interferência - Da Fonte disse no sábado que a pré-candidatura de Robson pelo PP é uma questão de honra e prometeu mais, afirmou que para torna-la viável, ele apelará ao presidente nacional do partido, o senador piauiense Ciro Nogueira. Ele seria o responsável por uma articulação nacional, que incluiria a cidade de Santa Cruz do Capibaribe na pauta.

Seria uma perua? - Para muitos, Da Fonte simplesmente blefou, ou seja, mentiu para tentar exercer alguma pressão ou causar alguma grande impressão na cena política local, só que até agora, nem uma coisa, nem outra aconteceu.

Silencio ensurdecedor - Para ser bem sincero, pouco ou quase nada se falou dessa pré-candidatura ao longo dessa semana. Nem mesmo Robson Ferreira deu uma palavra oficial sobre o assunto.

Os prazos - O tempo está se acabando para que as principais lideranças partidárias tomem decisões importantes com vistas a eleição de outubro. Uma verdadeira chuva de eventos de filiações deve acontecer ao longo dos próximos dias, já que várias decisões importantes ainda não foram tomadas.

Definição - Uma dos exemplos mais claros está em Santa Cruz do Capibaribe, onde o prefeito Fábio Aragão ainda não decidiu para que partido irá e por onde disputará a sua reeleição.

Reunião - Segundo o prefeito, ele, o vice-prefeito Helinho Aragão e os todos os pré-candidatos a vereador, se reunirão ainda nesta semana para debaterem estratégias eleitorais, mas, ainda sem definição de siglas.

Tranquilo, tranquilo - “Estou tranquilo demais”, disse Fábio, no programa ‘Fala Prefeito’ desta quinta-feira. Segundo ele, vários presidentes de partidos têm o procurado, oferecendo suas legendas. Para ele, isso é fruto de uma administração bem avaliada, tanto pelo grande público, quanto pela classe política estadual.

A vinda de Carreras - Dia 21 de março o deputado federal Felipe Carreras visitará Santa Cruz do Capibaribe. Segundo o prefeito Fábio Aragão, ele deverá passar dois dias na cidade, com uma agenda que inclui, reunião com aliados políticos, entrevistas em emissoras de rádio da cidade e uma visita a tradicional Mala 29.

E para finalizar, perguntar não ofende: Capilé ainda é pré-candidato a prefeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário