sexta-feira, 1 de março de 2024

Confira a edição da Politicando deste final de semana


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Acabou - Foram finalizados na manha desta quinta-feira os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou irregulares na reforma do Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. O derradeiro ato foi a leitura do relatório final, que foi apresentado e votado pelos integrantes da Comissão, os vereadores: Zezin Buxin, Nega da ONG e Carlinhos da COHAB. Todos foram favoráveis ao documento.

A bronca - Segundo a assessoria de imprensa da Casa, o relatório, elaborado por Zezin Buxin, traz fortes “indícios de infração cível administrativa prevista na Lei de Improbidade Administrativa” por parte do ex-presidente da Câmara, o vereador Capilé da Palestina, ordenador de despesas à época.

Além do limite - De acordo com a CPI, o valor da obra, inicialmente, foi orçado em pouco mais de 194 mil reais, no entanto, três ‘aditivos financeiros’ depois, o valor total chegou a R$ 490.357,52, ultrapassando assim, o limite previsto na Lei de licitações para acréscimos de obras de engenharia que é de 50% do valor do contrato originário.

Tá danado... - O relatório apontou que Capilé gastou mais de 150% a mais do que o valor previsto inicialmente para a realização da obra. Em sua defesa, ele disse que “só lembrava do valor inicial, e não recordava do valor final da obra”.

Êita... - O relatório aponta ainda o “pagamento irregular em contrato administrativo”, como também, a prática de improbidade administrativa e crime tipificado no artigo 337-H do Código Penal.

O outro - Quanto ao responsável pela empresa Neves Ferreira Serviços de Engenharia que executou o serviço, o documento atribui o crime de “fraude em licitação ou contrato” bem como “atos de improbidade administrativa”.

O próximo passo - O relatório final será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco bem como à Comissão de Ética da Câmara Municipal. A CPI foi instalada dia 02 de agosto de 2023.

Pizza cancelada - Ao contrário do que muita gente imaginava, a CPI da reforma do plenário da Câmara de Santa Cruz não acabou em pizza. O relatório produzido prevê grandes dificuldades para os envolvidos, em especial, para o vereador Capilé, que tem também seu futuro político colocado em xeque a partir de agora.

Algumas perguntas podem e devem ser feitas nesse momento:

Capilé seguirá em frente com o seu projeto de pré-candidatura a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe?

  • Capilé ainda segue como condutor do processo eleitoral no âmbito do seu grupo político?
  • O seu grupo, o Verde, será solidário e dará um voto de confiança a Capilé, ou o abandonará?
  • Por que nem mesmo a vereadora Nega acreditou em Capilé na CPI da reforma do plenário da Câmara?
  • O grupo Boca-Preta ainda planeja uma junção com o grupo Verde, com Capilé na vice de Alessandra Vieira?

As respostas, ou ao menos, boa parte delas, teremos em poucos dias.

Acertou - Enquanto isso, em Taquaritinga do Norte o prefeito Lero empossou o jovem Eberton Nunes, o Betão, para o posto de secretário de Articulação Política. Inteligente, experiente e muito habilidoso, Beto tem tudo para contribuir com o governo de Lero.

A missão - “Estou tranquilo, motivado e esperançoso de que faremos um bom trabalho. Sou consciente que rata-se de um ano importante para a gestão de Lero, um prefeito sério e que administra a cidade com zelo e competência. Espero ser mais um a contribuir com o futuro de Taquaritinga do Norte”, disse ele a coluna.

Reunidos - Já em Vertentes, o sindicalista e pré-candidato a prefeito Zito Barros segue fortalecendo seu projeto político, com vistas para a eleição de outubro deste ano. Nesta quarta-feira ele comandou uma reunião, em sua casa, com pré-candidatos a vereador e lideranças que estão engajadas em seu projeto eleitoral.

Quem esteve lá - Estiveram no encontro, os vereadores Éder da Saúde e Pedro Panela, além dos pré-candidatos: João Albuquerque, Natália Miranda, Pedrinho Barbosa, Sula da Chã, Gago do Povo, Beto da Ambulância e Sarah Siqueira. As lideranças políticas, Davi de Fanha, Chiquinho das Bolsas, Noné, Douglas, Téo, George França e Marquinhos também marcaram presença.

O começo - “Estamos dialogando com todos aqueles que querem o bem de Vertentes, pessoas livres, que têm participação ativa na sociedade e que almejam o bem da população e o desenvolvimento de nossa terra”, disse Zito, que emendou, “Foi um encontro muito proveitoso, outros acontecerão e tenho certeza que o povo de Vertentes ainda se surpreenderá muito com o que estar por vir”.

E para finalizar, perguntar não ofende: A vereadora Nega é mesmo, aliada de Capilé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário