sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

SESI e SENAI abrem 800 vagas gratuitas para EJA Profissionalizante


Em busca de elevar a escolaridade dos pernambucanos, sobretudo dos trabalhadores da indústria, o SESI-PE acaba de lançar uma novidade: a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante, na qual o aluno terá a oportunidade de concluir o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, fazer um curso de Qualificação Profissional do SENAI-PE. Ao todo, estão sendo oferecidas 800 vagas gratuitas. As aulas acontecerão 100% online, com exceção dos cursos oferecidos em Caruaru, que serão semipresencial, sendo as aulas do SESI 100% online e as do SENAI 80% online e 20% presencial. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas presencialmente nas unidades do SESI Ibura, Cabo, Caruaru ou Paulista.

Para realizar a inscrição, o interessado precisa ter no mínimo 18 anos, Ensino Fundamental completo ou Ensino Médio incompleto, além de apresentar as cópias da certidão de nascimento ou de casamento, do RG, CPF, histórico escolar original, comprovante de residência e uma foto 3x4. A duração do programa é de um ano e, ao final dele, o estudante sairá com dois certificados, sendo um de conclusão do Ensino Médio e o outro de um curso de Qualificação do SENAI de Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Modelista de Roupa, Costureiro, Inspetor de Qualidade, Assistente de Controle de Qualidade, Operador de Microcomputador e Almoxarife.

As aulas remotas começarão em 22 de fevereiro com a etapa de reconhecimento de saberes no Portal SESI de Educação. Depois, o estudante iniciará seus estudos na plataforma de ensino Learning Management System (LMS) acompanhado por professores-tutores, que abordarão as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Todos os conteúdos estarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, o que possibilita que o aluno estude onde, como e quando puder, de acordo com sua rotina. 

Para a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, o projeto permitirá ao estudante conciliar a educação básica com formação profissional, desenvolvendo novas competências para se destacar no mercado de trabalho, e obter dupla certificação de instituições de ensino de referência em todo o país. “O EJA Profissionalizante possui uma metodologia diferenciada, baseada no reconhecimento de saberes que considera as habilidades adquiridas pelo aluno ao longo da vida. Ele sairá da sala de aula mais qualificado e capacitado para ser um profissional ainda melhor ou galgar novas oportunidades no mundo do trabalho”, comentou. 

Diretora de Educação do SENAI-PE, Carla Abigail explica que os cursos de Qualificação oferecidos pela instituição preparam os alunos para que possam iniciar sua trajetória em uma profissão, facilitando a inserção ou a recolocação no mercado de trabalho. “O que estamos oferecendo é uma porta de entrada para que esses jovens e adultos possam se capacitar para atender às demandas das indústrias locais ou, até, para que possam empreender”, explicou. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3412.8580.

Confira abaixo os cursos e as vagas que estão sendo oferecidas em cada escola:

Unidade 

Contato da Unidade

Curso de Qualificação 

Vagas  

SESI Ibura e SENAI Areias 

SESI Ibura: (81) 3339-1233

Inspetor de Qualidade

100 

SESI Ibura e SENAI Areias 

SESI Ibura: (81) 3339-1233

Operador de Microcomputador

100 

SESI e SENAI Caruaru

SESI Caruaru: (81) 3722-9520 

Modelista de Roupa (semipresencial)

100 

SESI e SENAI Caruaru 

SESI Caruaru: (81) 3722-9520 

Costureiro (semipresencial)

100 

SESI Cabo e SENAI Ipojuca 

SESI Cabo: (81) 3521-0227

Assistente de Controle de Qualidade

200 

SESI e SENAI Paulista 

SESI Paulista: (81) 3433-0134

Almoxarife

100

SESI e SENAI Paulista 

SESI Paulista: (81) 3433-0134

Assistente de Recursos Humanos

50 

SESI e SENAI Paulista 

SESI Paulista: (81) 3433-0134

Assistente de Contabilidade

50 

Nenhum comentário:

Postar um comentário