sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Está chegando a hora - Vacinação contra Covid-19 começará na próxima quarta-feira, dia 20, diz Ministro da Saúde


O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (14), na reunião com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) que a vacinação contra a covid-19 já tem dia e hora para começar. Segundo o ministro, será na próxima quarta-feira (20), às 10h.

A expectativa é que, com a aprovação da Anvisa, até domingo, sejam distribuídas 8 milhões de doses ainda esse mês. De acordo com Pazuello, vão chegar neste final de semana 2 milhões de doses da AstraZeneca, somando-se as 6 milhões da Coronavac, produzidas pelo Butantan.

“Até segunda-feira essas doses estarão nos estados e partir dali farão a logística aos municípios”, disse.

O ministro garantiu que a distribuição será feita de maneira proporcional e equitativa dentro dos grupos predeterminados (idosos em casas de longa permanência, profissionais de saúde e indígenas aldeados com mais de 18 anos). Foi garantido que a vacinação inicialmente será em todo o Brasil, e não somente nas capitais, como foi especulado.

De acordo com o assessor especial do Ministério da Saúde, Aírton Cascavel, já estão contratadas 354 milhões de doses de vacinas contra a doença, que serão fornecidas de forma escalonada. Após as 8 milhões de doses disponibilizadas no mês de janeiro, a previsão é que chegue mais 30 milhões em fevereiro e 80 milhões em abril, assim por diante.

Durante a conferência, os prefeitos do Recife, João Campos (PSB), e de Fortaleza/CE, José Sarto (PDT), chamaram a atenção para a inclusão dos profissionais da educação no grupo prioritário para o recebimento das doses. O governo federal, no entanto, negou a proposta argumentando a baixa quantidade inicial de vacinas e a existência de grupos mais prementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário