sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Fábio Aragão anuncia saída de SCC do CONIAPE. Edson Vieira sai em defesa do Consórcio

Uma das principais pautas políticas da semana na região foi a notícia da saída de Santa Cruz do Capibaribe do CONIAPE. Criado há cerca de dez anos pelo então deputado federal Zé Augusto Maia, o consórcio esteve na maior parte do tempo envolto em polêmicas políticas. O uso do mesmo para fins eleitoreiros sempre foi um ponto levantado por aqueles que até hoje questionam sua existência. 

A fala de Fábio - “Venho comunicar e esclarecer os fatos que levam a nossa renúncia da presidência interina do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), bem como, a retirada do município de Santa Cruz do Capibaribe do referido consórcio. A administração do CONIAPE nos informou que ficaríamos à frente do consórcio interinamente. Diante disto, até que se fizesse as novas eleições, não poderíamos realizar trocas de pessoal e gerir o consórcio de fato”, escreveu o prefeito Fábio Aragão em seu perfil no Instagran. 

Fábio seguiu com seu relato. “O estatuto só nos permitiria realizar pagamentos e com isto, não nos sentimos confortáveis em ordenar despesas de uma equipe que não conhecemos e que não foi formada por nós. Paralelo a isto, também decidimos retirar o município de Santa Cruz do Capibaribe do CONIAPE. O município investe um valor de R$ 7 mil mensalmente para participar do consórcio e tem pouco retorno para a cidade. O único serviço prestado é manutenção da iluminação pública, oferecido de maneira deficitária e que não atende às expectativas da população. Atento a isto, estamos visando a economia para os cofres públicos de Santa Cruz do Capibaribe e a busca por serviços de qualidade, que possam trazer bem-estar para a população. Reiteramos também, que estamos à disposição dos municípios consorciados para dialogarmos e sermos parceiros em prol do desenvolvimento e bem comum da nossa região”, finalizou. 

O que disse Edson - Através de nota enviada por sua assessoria, o ex-prefeito Edson Vieira se pronunciou sobre o assunto e disse estranhar a decisão tomada por Fábio. “Foi com muita estranheza que recebi através de publicação nas redes sociais da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, que o prefeito Fábio Aragão apresentou sua renúncia da presidência interina, bem como a retirada do município do consórcio, indo de encontro ao estatuto do órgão, a informação que o mesmo não poderia modificar a equipe é inverídica, pois como presidente interino ele poderia sim deliberar, ele preferiu usar politica e utilizou essa informação equivocada como uma desculpa para justificar a sua atitude”. 

“Como último presidente, saliento que o CONIAPE é formado por uma equipe técnica profissional e experiente. Na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, além dos serviços de manutenção de iluminação pública, foi realizado o concurso público, aquisição de testes para COVID-19, seleções para ACS e ACE, mutirões de saúde, capacitações de gestores, inscrição nas atividades do plano diretor, além dos projetos de concessão de PPP no setor de saneamento básico, modalidade Resíduos Sólidos Urbanos (Programa da Caixa Econômica Federal), que tem como objetivo promover a gestão sustentável de lixo urbano”, disse Edson, que seguiu, “Percebo que a saída do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, se trata de uma atitude política, feita de forma abrupta, sem planejamento, sem pensar no município, sem respeito e sem qualquer tipo de diálogo com os demais municípios consorciados. Lamento a decisão do gestor e espero que ele desarme o seu palanque, a política deve ser pautada no bem comum das pessoas e não em cores partidárias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário