sexta-feira, 31 de maio de 2019

Estilo Moda Pernambuco 2019 é lançado no Recife e apresenta novidades na infraestrutura

A quarta edição do Estilo Moda Pernambuco (EMP) 2019, que vai acontecer de 25 a 29 de julho, terá como tema Moda 4.0 com a ideia de apresentar, além dos desfiles de marcas do polo de confecções, uma programação que vai enfatizar as novas formas de pensar, produzir e consumir moda a partir da utilização da tecnologia. O lançamento do evento foi realizado hoje nesta quarta-feira (29), no Recife, no Marco Pernambucano da Moda, com a presença de parceiros, da imprensa e de influenciadores digitais.

Entre as participações confirmadas estão a da blogueira Camila Coutinho e do pesquisador Flávio da Silveira Bruno. “A expectativa é que o EMP 2019 atraia cerca de 50 mil pessoas, entre profissionais da área de moda e confecções, empresários, autoridades e clientes do maior centro atacadista de confecções do país, contando com quem for participar da feira que ocorre no mesmo período”, explicou José Gomes Filho, síndico do Moda Center Santa Cruz, promotor do EMP.

A programação do EMP 2019 vem sendo definida com base no tripé criação, indústria e comercialização. O objetivo é levar para o público informações sobre a utilização da tecnologia, além de refletir sobre o futuro da indústria confeccionista, base econômica da região. Desde sua primeira edição, o evento promove a moda produzida no polo de confecções de Pernambuco e dissemina conhecimentos por meio de palestras e oficinas. Por isso, estão previstos a realização de três momentos de capacitação. O primeiro será o Qualipolo, programa especial de qualificação profissional focado no mercado da moda, realizado pelo SENAI-PE e CDL Santa Cruz do Capibaribe. Este ano, as palestras e discussões acontecem no pré-EMP, nos dias 23 e 24 de julho, com foco na Indústria 4.0.

Outros dois momentos de capacitação para o público serão realizados na Arena do Conhecimento. O espaço será montado do lado de fora do Centro de Eventos do Moda Center especialmente para o EMP 2019 e separado da área dos desfiles. Workshops sobre temáticas relacionadas ao dia a dia do mundo da moda acontecerão de 26 a 29 de julho, das 14h às 17h. A programação está sendo definida e será divulgada em breve com o prazo e local de inscrição. As vagas serão limitadas. Já na parte da noite, às 19h, antes dos desfiles, o público poderá participar de debates, palestras e de um talk show.

Entre os nomes confirmados estão o da designer de moda, digital influencer e blogueira brasileira de moda com maior destaque internacional, Camila Coutinho, que vai participar do talk show de abertura do EMP, na quinta-feira (25), com o tema “Moda para o agora: canalizando desejos do consumidor e construindo valor para os negócios de moda em tempos digitais”. Outro nome de peso é Flávio da Silveira Bruno, professor e pesquisador da área de engenharia e autor do livro “A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção: visão de futuro para 2030”. Ele participa do debate “O futuro da (indústria da) moda a um clique de distância” na sexta-feira (26). “O futuro do comércio de moda” e “Habilidades do futuro” serão os assuntos abordados em um debate e uma palestra, fechando a programação de conteúdo do EMP 2019.

PASSARELA - As novidades das marcas do polo de confecções poderão ser conferidas nos desfiles programados para o EMP 2019. A previsão é que mais de 60 marcas participem do evento este ano. Já está confirmada a participação da AB&C, Abiga, Acqualara, Areia Molhada, Black Jack, Brytch, Camboriú, Cavalheiro, Charme, Coleção Têxtil, Coletivo Criativo, Flec, Garota Show, Iska Viva, Iska Viva Kids, Joelik, Joggofi, John Cunningham, Josh, Koral Mar, Laluka Store, Magda Moda Íntima, Makital, Marands, Marands Kids, Maryb, Mavem, Michelle Lingerie, Nanete Têxtil, Nega Maluca, Onda Blue, Patota D’água, Peixote, Pele Bronzeada, Pietà, Rastro Ativo, Rota do Mar, Scaven, Sereia do Mar, Siri Limão, Spertos, Sport Company, Yanomami e Zuzinha Kids.

CONCEITO 4.0 - Um atrativo que promete bastante visitação no evento será a exposição da Planta de Confecção 4.0, do SENAI CETIQT, que vem do Rio de Janeiro especialmente para o evento. O público da região vai conhecer de perto equipamentos e processos que estão apoiando as indústrias no processo de modernização rumo à nova revolução industrial. O SENAI-PE também prepara alguns outros itens que envolvem tecnologia aplicada à confecção que serão apresentados durante o evento.

Para amarrar o conceito 4.0 e mostrar como aplicá-lo na prática, o designer de moda, técnico em confecções do vestuário e consultor em gestão do design e inovação do SENAI-PE, Cleber Lima, em parceria com o Moda Center Santa Cruz, levará para a passarela do EMP 2019 um desfile conceitual. A coleção Neogênese busca propor um processo de transição sobre as novas competências do design alinhadas à construção da confecção 4.0. Composta por três cápsulas de design, a coleção aborda, modifica, combina, rearranja, adapta e inverte elementos funcionais do guarda roupa e propõe uma evolução de suas características, para que estes transitem por diferentes situações de uso.

INFRA - A infraestrutura do evento também estará totalmente conectada com o tema Moda 4.0. Uma das novidades este ano é que, atendendo uma demanda do público das primeiras edições, os desfiles e palestras acontecem em espaço separados.

A Arena do Conhecimento será montada no estacionamento do Moda Center, em ambiente integrado ao espaço do EMP. Já a Arena de Negócios ganhou mais espaço este ano e contará com estandes de fornecedores e de prestadores de serviço para o segmento. É neste espaço que o SENAI PE montará em 50m² experiências que retratam a revolução da indústria.

A Arena da Moda, dentro do Centro de Eventos do Moda Center, será preparada para acomodar ao menos 700 pessoas por noite para os desfiles, que também serão transmitidos pela internet.

Já a Arena de Entretenimento receberá um palco e quiosques de alimentação. A programação de entretenimento do EMP 2019 já está definida. Para a abertura na quinta (25), a banda Howay, do Recife. Na sexta (26), Fábio Xavier e a banda Pavio de Candeeiro, de Santa Cruz do Capibaribe. Já no sábado (27) teremos Renato Marinho, que vem de Patos, na Paraíba. E para encerrar, no domingo (28), a banda Os Outros Caras, de Caruaru.

COMO PARTICIPAR - O público participante terá acesso gratuito ao EMP 2019. As empresas da cadeia produtiva do setor de confecções e as que prestam serviços para essas empresas ainda podem participar patrocinando, apoiando o evento ou desfilando. Entretanto, não há mais vagas para desfiles. Os interessados em reservar espaço para a sua marca associando-a ao EMP e ao prestígio conquistado pelo Moda Center Santa Cruz ainda podem fazê-lo pelos telefones (81) 3759-1004 ou 99652-0590 (Neilton Gomes).

CASA DA MODA - As marcas que participarem do EMP 2019 também estarão envolvidas no segundo ano da ação “Casa da Moda”, realizada em parceria com o Santa Cruz Charm Hotel. Influenciadores digitais são convidados para participar do evento e de uma programação diurna que inclui visitas às lojas, fábricas e ações de relacionamento e de divulgação das marcas e produtos no hotel. Os empresários interessados podem procurar a Combogó Comunicação, assessoria de comunicação do Moda Center, que produzirá a ação, por meio do telefone (81) 3227-5513 ou pelo e-mail kassia@combogocomunicacao.com.br.

O EMP 2019 conta com o patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco, via Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), da AgresteTex 2020, Ceape – Microcrédito Orientado, Coleção Têxtil, Etical, Nanete Têxtil e Matesb Malhas.

TEMA - O Moda Center Santa Cruz escolheu Moda 4.0 como tema do EMP 2019 porque é um conceito derivado de outro que vem ganhando força nos últimos tempos: o da Indústria 4.0. Esta engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura, unindo tecnologias físicas e digitais graças ao uso de sensores, automação, internet das coisas (IoT) e compartilhamento na nuvem. Em breve, as fábricas de roupas terão capacidade, por exemplo, de controlar os módulos da produção de forma autônoma. Entre os benefícios da Moda 4.0 estão o aumento da produtividade, a substituição de processos repetitivos por tecnologias, mais consciência sobre a sustentabilidade com geração de menor impacto ambiental, possibilidade de implantação de processos mais customizáveis, redução de custos e mais segurança.

O EMP - O Estilo Moda Pernambuco (EMP) é realizado anualmente pelo Moda Center Santa Cruz com o intuito de promover o encontro entre a indústria confeccionista pernambucana e os clientes atacadistas regionais e nacionais, mostrando a qualidade que há de mais importante, moderno e inovador no mercado da moda local e contemplando toda a cadeia produtiva do setor. Mais de 100 mil pessoas foram impactadas nas suas três primeiras edições. Mais de 50 marcas do polo de confecções participaram do evento apresentando as novidades nas áreas de moda casual, praia, infantil, sleepwear, surfwear, streetwear, underwear, entre outros segmentos.

Acompanhe as novidades sobre o EMP 2019 no www.estilomodapernambuco.com.br e no @estilomodapernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário