quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Candidata ao governo de Pernambuco defende descriminalização da maconha e do aborto: "Não é uma questão de religião, mas de saúde pública"

Durante entrevista ao programa Folha Política, na Rádio Folha FM 96,76, nesta quarta (22), a professora e candidata ao Governo de Pernambuco, Simone Fontana (PSTU) se posicionou em relação a pautas controversas como a descriminalização do aborto e da maconha.

Segundo Simone, a questão do aborto deve ser tratada como saúde pública e não sob o prisma de dogmas religiosos. “A gente discute a descriminalização do aborto, pois grande parte das mortes de mulheres é por conta de aborto mal feito. Não é uma questão de religião, mas de saúde pública. Queremos garantir o acesso à contraceptivos. Mas não podemos deixar essas mulheres desassistidas, criminalizando-as”, disse.

Já sobre o tema da descriminalização da maconha, Simone se baseou em dados estatísticos para justificar que a medida reduziria a violência. “A gente vê a quantidade de homicídios em Pernambuco, que chegou a 5.427 assassinatos em 2017. Uma verdadeira guerra civil. São homicídios que tem cor, raça e classe social. E 60% dos casos de homicídios são decorrentes do tráfico de drogas. Existe muito mais mortes pelo tráfico do que pelas drogas em si”, avaliou.

Sáude em Pernambuco – A candidata do PSOL não poupou críticas o governador pela atual política de saúde do Governo do Estado. “A saúde em Pernambuco está um caos. Vemos o adoecimento por conta da falta de saneamento. O Estado não tem sua totalidade de domicílios saneados e somos campeões de morte por dengue, a microcefalia ficou em 1º lugar no Brasil e o atendimento à saúde é precário”, disparou.

Simone questionou, ainda, a má distribuição dos recursos que , segundo ela, privilegiam as Organizações Sociais de Saúde (OSS) em detrimento da saúde pública oferecida pelo Estado. Em seu programa de governo, ela defendeu concurso público para profissionais de saúde e mais incentivo para a prevenção. “Queremos trabalhar com a saúde preventiva. Com acesso ao saneamento básico, educação de qualidade. Uma série de medidas para evitar que a pop adoeça e, caso adoeça que tenha acesso integral da saúde”.

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário