quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Governo Federal dá calote em verbas para Hospitais e PSFs de todo o Brasil

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, através de sua página no Facebook, informou na manhã desta quarta-feira que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, não efetuou os repasses federais (MAC e PAB) referentes ao mês de dezembro. As verbas são utilizadas para o custeio de hospitais municipais e postos do Programa de Saúde da Família (PSF).

O Conselho informou ainda que entrou com uma ação civil pública em conjunto com a AMPASA (Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde) para garantir o repasse dos recursos. A ação foi protocolada na última quarta-feira, dia 9, e aguarda o julgamento do pedido de liminar.

Preocupação - O secretário de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Breno Feitoza, se mostrou muito preocupado com a situação. “Essa é a ajuda que recebemos do Governo Federal, justamente em um momento difícil como este que o país e principalmente a saúde pública está passando. Teremos agora que buscar soluções para as dificuldades que enfrentaremos de agora em diante”, disse Breno.

Revolta - O prefeito Edson Vieira também demonstrou preocupação e revolta com a notícia. “Há semanas eu venho alertando a população sobre a forma desumana como a presidente Dilma Rousseff tem tratado as prefeituras de todo o país. Há muito tempo temos que bancar a maior parte dos custos da saúde pública de nosso município e isso tem sacrificado os nossos cofres. Lamentavelmente em um ano de grande crise econômica, onde os pequenos precisam da ajuda do Governo Federal, essa ajuda é negada”, findou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário