quarta-feira, 3 de julho de 2019

Associação de Catadores recolhe quase uma tonelada de recicláveis no São João da Moda


Em todas as noites do São João da Moda, milhares de embalagens são descartadas pelos forrozeiros que consomem alimentos e bebidas em embalagens metálicas, plásticas e em papel.

Esse consumo fez com que uma equipe de catadores tivesse trabalho após os shows para ajudar a garantir a limpeza da Arena da Moda, do Polo Multicultural e toda a área da festa. 

A Associação de Catadores de Recicláveis atuou em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe pelo segundo ano com uma equipe de nove profissionais, que receberam o equipamento de trabalho, como sacos, luvas, chapéus e coletes.

O presidente da Associação, Damião Bezerra, comemorou a parceria. "Desde que fomos procurados pela equipe da prefeitura, tivemos a certeza de que mais uma vez nosso trabalho daria certo. Somos como uma família, todos se ajudam e fazem o possível para recolher os materiais com o máximo de velocidade, para ajudar as equipes de limpeza da festa e garantir uma renda extra", disse.

Ao todo, durante as oito noites de festa, incluindo as duas dedicadas à programação religiosa, foram recolhidos mais de 800 quilos de produtos recicláveis, segundo a Associação. 

Damião conta que alguns vendedores ambulantes ajudam ainda mais a recolher as embalagens. "Tem gente que prefere consumir já próximo do ponto de vendas, por causa da lotação da festa, então os gasoseiros mesmo já deixam uma sacola próximo para pegar as latas, e quando vamos recolher no final da festa, já estão separadas", explicou.

Por já participarem de ações contínuas, as nove famílias de catadores envolvidas no trabalho têm consciência da importância de evitar a presença de crianças e menores de idade. "Quem da nossa equipe tem filhos deixa com outro parente, com vizinhos, mas não trazemos para a festa, afinal, estamos aqui para trabalhar e não é possível cuidar deles, como eles precisam", disse Damião Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário