terça-feira, 2 de outubro de 2018

155 alunos do projeto Seduc Libras de Santa Cruz do Capibaribe recebem certificados

Com o objetivo de viabilizar o acesso, conhecimento, compreensão e utilização da língua brasileira de sinais (libras), a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou na noite desta segunda-feira (01), no teatro municipal, a solenidade de conclusão do programa Seduc Libras 2018.

A iniciativa está em sua quarta edição, faz parte das ações da Secretaria de Educação por meio do Departamento de Educação Especial Inclusiva (DEEI). A formação é gratuita e direcionada para atendentes ao público do município.

Claudenice Dias, secretária executiva de Educação, falou da oportunidade que o Seduc Libras oferta para população. “Com mais essa formação, acredito que as pessoas irão atender a sociedade surda com mais respeito e carinho. Agradeço ao prefeito Edson Vieira e a todos os membros da educação que reuniram os esforços necessários para que pudéssemos ter sucesso em mais um belíssimo projeto da Seduc”, frisou a secretária.

“A cidade é quem está de parabéns com a conclusão de 155 pessoas nos cursos básicos 1 e 2 de libras, oferecido pelo município a população. Ficamos muito felizes com essa conclusão, porque onde os surdos possam chegar, eles serão bem atendidos, como todo cidadão merece”, disse Clécia Lira, Coordenadora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva.

Wélison Raniere, pedagogo, contou a importância do curso de libras no seu trabalho. “Esse curso veio com uma grande ênfase para nós que trabalhamos na educação, sou coordenador pedagógico em Taquaritinga do Norte, nós ministramos oficinas de artes e teatro com a importância da inclusão, onde a nossa demanda é bem considerável em nosso município”, destacou o pedagogo.

“Já me encontrei com surdos e não soube me comunicar, isso despertou o interesse de aprender libras, com o Seduc Libras tive a oportunidade aprender a me comunicar um pouco com surdos”, frisou a recepcionista, Oreline Leiliane. 

Neste ano, o projeto contou com 155 alunos, distribuídos em quatro turmas, 90 inscritos para o curso Básico 1 e mais 50 alunos no Básico 2. Com essa nova conclusão, o Seduc Libras incluiu em seu currículo a formação de mais de 600 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário