quinta-feira, 6 de abril de 2017

Capacitação e avanços - Profissionais da Saúde de Santa Cruz do Capibaribe participam de capacitação sobre câncer infanto-juvenil

Servidores da Saúde de Santa Cruz do Capibaribe participaram na última semana de uma palestra com a Caravana do Instituto do Câncer Infanto-juvenil do Agreste (ICIA), que teve como objetivo esclarecer aos profissionais de toda a rede de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer infantil.

A palestra foi ministrada pelo médico pediatra oncologista do ICIA, Luiz Henrique, que orientou os profissionais sobre como identificarem casos suspeitos nas unidades de saúde e ambulatório, para que essas crianças possam ser encaminhadas aos serviços de referência e começarem um tratamento o mais cedo possível. Segundo o médico, o câncer infanto-juvenil tem grandes possibilidades de cura e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Na ocasião o palestrante também apresentou ao público a trajetória do ICIA e seus avanços no que se refere à atenção aos pacientes, suas necessidades físicas e psicológicas, o acolhimento familiar e todo suporte oferecido pela equipe multidisciplinar do Instituto. Algumas mães e pacientes curados através do ICIA estiveram presentes dando depoimentos de superação da doença.

O secretário de Saúde Breno Feitoza destacou a importância do evento para a qualificação do atendimento à população nas unidades de saúde. “O evento foi uma parceria do ICIA e da Prefeitura, buscando ampliar os conhecimentos e fazer com que os profissionais tenham mais subsídios para identificar situações suspeitas e assim fazerem o encaminhamento o mais rápido possível para os especialistas. A experiência adquirida é de extrema importância para todo o seguimento de um tratamento, seja através do ICIA ou outras instituições”, frisou o secretário.


O evento organizado pelo NEPS (Núcleo de Educação Permanente em Saúde) contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre coordenadores, médicos, enfermeiros, agentes de saúde e outros profissionais da atenção básica, da atenção especializada e da Secretaria de Saúde.

Para a enfermeira Ana Laura, a capacitação irá contribuir com a melhoria do seu trabalho. “Foi muito importante podermos conhecer o trabalho do ICIA e aprofundar nossos conhecimentos aprendendo detectar sintomas de câncer infanto-juvenil. Isso é muito bom, principalmente pra nós da enfermagem que lidamos diretamente com o público no dia a dia e podemos notar os principais sintomas que os pacientes venham apresentando, assim podemos fazer melhor o nosso trabalho”, disse a profissional que atua em Unidade Básica de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário