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Thalys
Henrique de Lima Silva
Coordenador Procon Santa Cruz do Capibaribe
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O Natal está
se aproximando e muitas lojas, para atrair a atenção dos consumidores, estão
com as vitrines repletas de sugestões e promoções. Qualquer que seja a opção,
desde uma pequena lembrança a um presente de custo elevado, para não errar na
escolha, os Procons de todo o país orientam que é preciso levar em conta o
perfil dos presenteados, sem esquecer de considerar a disponibilidade
financeira, pois uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável
e evitar futuros problemas.
Planejar os
gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada
que não seja realmente necessário e vá ser usado. Além disso, no início do ano
vem as despesas inevitáveis como IPTU, IPVA e, logo em seguida, de material
escolar.
Escolhido o
presente, é hora de pesquisar preços, pois estes variam entre os
estabelecimentos. A pesquisa também deve ser feita se a opção do consumidor for
comprar pela Internet. Nessas situações, o consumidor deve ficar atento ao
endereço eletrônico, que deve começar com https:// e ao cadeado de segurança
que deve aparecer na tela.
É importante
ainda imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um
e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto. Sites que
não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. Deve-se também
evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o
“.com.br”).
Como acontece
com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial (catálogo,
telefone, porta a porta, etc), nas compras pela Internet, o consumidor tem um
prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do
contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso, todos os valores
pagos devem ser restituídos, inclusive o frete.
O apelo é
grande, e o PROCON de Santa Cruz do Capibaribe alerta que as informações sobre
o preço à vista e a prazo, o número de parcelas, e ainda as taxas de juros
mensal e anual, devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível
e clara.
Sempre que
possível é preferível comprar à vista e pechinchar descontos. Se a compra for a
prazo o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e número de parcelas
para evitar gastos desnecessários.
É importante
ainda conhecer o produto que se pretende comprar. Assim, ao adquirir um
eletroeletrônico, por exemplo, a recomendação é pedir uma demonstração do
produto, para conferir se ele está funcionando corretamente. Verificar se o
manual de instruções está em português e se o certificado de garantia e a nota
fiscal acompanham a mercadoria, também é fundamental.
É preciso
observar as embalagens dos produtos, que devem ter todas as informações em
português. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de:
registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou
quantidade, o fabricante ou importador. No caso de roupas e calçados, é
importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a
troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor somente se o produto
apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.
Reclamações e
orientações podem ser realizadas através do telefone do Procon Santa Cruz do
Capibaribe o (81) 3731-0313, pelo e-mail: prefeitura.santacruz@procon.pe.gov.br
ou comparecer a Unidade localizada na Avenida Padre Zuzinha, nº: 496, Centro.
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