terça-feira, 23 de agosto de 2022

Alessandra Vieira lamenta índices de pobreza em Pernambuco com forte avanço no Agreste


Filha de Santa Cruz do Capibaribe, deputada estadual e candidata a vice-governadora de Pernambuco ao lado do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, Alessandra Vieira lamentou os dados da pesquisa “Mapa da Nova Pobreza”, da FGV Social, que traz dados da fome em todo o país e revela que em Pernambuco a região mais afetada é o Agreste, onde cerca de 60% da população não tem acesso ao mínimo necessário para viver. “Esses dados só expõem o que a maioria das famílias pernambucanas vêm vivendo nos últimos anos. Falta vontade, falta ação, faltam políticas públicas do governo do estado para enfrentar a pobreza”, reclama Alessandra.

De acordo com a pesquisa, pelo menos 62,9 milhões de brasileiros obtiveram um renda familiar de até R$ 497 mensais, em 2021. Já o percentual direcionado ao agreste pernambucano foi recorde, em comparação ao início do acompanhamento, em 2012, e representa o dobro da estatística em nível nacional. “Mais da metade da população pernambucana está na pobreza e o que a gente tem é um governador inerte, que não se incomoda com o que vê, que não está preocupado com seu povo. Isso é assustador”, arremata a deputada.

Com um aumento de 8,14%, no ano passado, Pernambuco lidera o ranking dos estados da federação em que a pobreza mais cresceu. Na zona da mata e sertão os índices de pobreza também são altos, 54,89% e 54,19%, respectivamente, de acordo com a FGV. Para Alessandra, “é triste ver os pernambucanos e pernambucanas nesta situação. O agreste, em especial, que nunca foi enxergado durante toda essa gestão, hoje sofre muito mais com o descaso, com a falta de atenção e com os índices de pobreza saltando em quase 20%, nos últimos anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário